• Edição do Dia
Publicidade I
Macapá

Pacientes recuperam autoestima e qualidade de vida com próteses dentárias

O Amapá News | 12/11/2024

Pacientes recuperam autoestima e qualidade de vida com próteses dentárias Ação da Prefeitura de Macapá oferece atendimento completo, desde a triagem até a entrega das próteses totais, que devolvem a função mastigatória e a confiança para sorrir

“Estou muito feliz com o resultado. Agora posso voltar a sorrir, a mastigar melhor e terei uma vida mais confiante”, comemora Deusalina de Amorim, de 65 anos. Ela é uma das 32 pacientes que receberam próteses dentárias totais pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), nesta segunda-feira (11). 

Para muitos pacientes, como Deusalina, o acesso a esse atendimento é uma oportunidade de renovar a autoconfiança e a saúde bucal.

“Fiz o processo todo pela UBS Pantanal. Não demorou muito me ligaram para eu vir receber minha dentadura. Agora posso voltar a fazer minhas atividades diárias com confiança”, conta. 

Ceo atende média e alta complexidade odontológica | Foto: Jesiel Braga/PMM


A ação faz parte dos serviços oferecidos pelo CEO, que atende casos de média e alta complexidade odontológica, atendimentos esses que melhoram a qualidade de vida dos beneficiados. 

Patrick Alfaia, coordenador de Saúde Bucal do Município, enfatiza que o serviço de próteses restaura a função mastigatória, a estética, a autoestima e a higiene oral dos pacientes.

“O trabalho que realizamos no Centro de Especialidades Odontológicas devolve a qualidade de vida dos nossos pacientes. Nesta ação, entregamos próteses dentárias totais, tanto superiores quanto inferiores, importantes para quem perdeu a capacidade de mastigação adequada e, muitas vezes, até a confiança para sorrir”, afirma. 

Patrick Alfaia ressalta a importância do serviço ofertado pela rede municipal de saúde | Foto: Jesiel Braga/PMM


Como conseguir o serviço

O processo começa com uma triagem em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, onde o paciente passa por uma avaliação. Caso o dentista identifique a necessidade da prótese, o paciente é encaminhado ao CEO, onde é realizado o agendamento para o procedimento.

No Centro, são realizados o molde, a adaptação e os ajustes necessários antes da entrega da prótese ao paciente. O processo, que leva em média de duas a quatro semanas entre a fabricação e a entrega, inclui também orientações detalhadas sobre os cuidados necessários  com a prótese para que tenha duração de até cinco anos.

Por Elisa Maciel /  Foto: Jesiel Braga/PMM



Publicidade