Paratleta amapaense, Wanna Brito é convocada para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024
A recordista mundial nas provas de lançamento de club e arremesso de peso, entre atletas com paralisia cerebral, é esperança de ouro para o Brasil.
A recordista mundial nas provas de lançamento de club e arremesso de peso, entre atletas com paralisia cerebral, é esperança de ouro para o Brasil.
Amapaense Wanna Brito, será um dos principais nomes do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Com uma carreira histórica, a paratleta foi convocada nesta quinta-feira, 11, pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), para integrar a seleção de atletismo que disputará a competição a partir de agosto.
A recordista mundial nas provas de lançamento de club e arremesso de peso, na categoria F32, para atletas com paralisia cerebral, uma das favoritas para conquistar as medalhas de ouro, expressou a emoção e gratidão pelo momento especial.
“Estou extremamente feliz por ser convocada para minha primeira paralimpíadas. Quero agradecer a Deus por me dar a oportunidade de representar o Amapá e o Brasil mais uma vez em uma competição internacional. Estarei lá, dando o meu máximo e meu melhor para que seja perfeito, conto com o apoio de todos e energias positivas”, destacou, Wanna.
Em maio, a paratleta que integra a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e é treinada pelo professor Marlon Gomes, participou, com apoio do Governo do Estado, do Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, em Kobe, no Japão, onde conquistou os títulos, as medalhas de ouro e os recordes nas duas provas que são suas especialidades.
“A conquista de Wanna é motivo de grande orgulho para todos nós. Ela é um exemplo de superação e dedicação. Vamos continuar investindo no esporte, que é uma política da gestão, para que outros jovens possam seguir o mesmo caminho, revelando talentos e também formando cidadãos”, afirmou a secretária da Sedel, Cibely Peixoto.
Wanna Brito começou a competir há 4 anos e ascendeu no cenário mundial em Marrocos e Paris, em 2023, onde conquistou as primeiras medalhas internacionais. Além dos treinos físicos, a paratleta recebe acompanhamento psicológico. Apesar de novata, a paratleta demonstra experiência em competições de alto nível e já se tornou um dos principais nomes do país no Mundo.
Jogos Paralímpicos de Paris 2024
A cada quatro anos, o mundo acompanha os Jogos Olímpicos, o maior evento poliesportivo do planeta. Assim também acontece com os atletas que possuem algum grau de deficiência física ou mental, os Jogos Paralímpicos são o evento mundial, que reúne o maior número de paratletas de diferentes modalidades e países.
Este ano, os Jogos de Paris serão disputados de 28 de agosto a 8 de setembro, e Wanna Brito será uma das estrelas da delegação brasileira, levando a esperança e o orgulho de um estado que acredita no poder transformador do esporte.
Por: Mikhael Santos/ Foto: Max Renê/GEA