Personalidades do Amapá
Por Everlando Mathias 11/11/2025 - 15:24:18 - atualizado em 11/11/2025 às 15:48:08 Assembleia Legislativa concede títulos a personalidades do Amapá
Por Everlando Mathias
Personalidades civis, militares e religiosas foram homenageadas na manhã desta terça-feira (11), durante o Grande Expediente da sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap).
De autoria da presidente da Casa, deputada Alliny Serrão (União Brasil), a escritora e influenciadora Clarissa da Silva Récio foi declarada nova cidadã amapaense. Natural do Estado do Pará, ela representa a expressão de uma mulher que equilibra múltiplos papéis com maestria e propósito. Clarissa é uma voz inspiradora que transformou sua paixão pela cozinha em missão. Neste ano, lançou o livro Faz e me conta, com mais de 200 receitas que expressam sua essência — da culinária nortista às criações que viralizam nas redes sociais.
“Me sinto muito honrada e queria agradecer de coração a esta Casa, que está me presenteando com essa honraria. Eu sou paraense, mas vivo há 40 anos no Estado do Amapá. Aqui cresci, estudei, casei, tive meus filhos, construí minha vida como empresária, como mãe, como mulher, como advogada e como influenciadora. É uma grande honra me sentir, de fato, pertencendo a este Estado como cidadã amapaense. Estou muito feliz com isso”, destacou Clarissa Récio.
Durante a sessão, a autora expôs seu livro para venda e autografou os exemplares adquiridos.
O deputado estadual Jesus Pontes (PDT) concedeu o Título de Mérito Legislativo por Bravura aos policiais militares que apreenderam, em 25 de agosto de 2024, mais de 700 quilos de explosivos no município de Oiapoque, após denúncia anônima. Esta foi a maior apreensão de explosivos já registrada no Estado. A operação evidenciou o comprometimento e a competência dos militares envolvidos, reforçando a segurança pública e a preservação da ordem no Amapá. De acordo com o Batalhão de Operações Especiais (Bope), a quantidade de explosivos encontrada no município de Oiapoque poderia causar uma explosão em um raio de vários quilômetros. O material seria transportado para áreas de garimpo ilegal na região sul do município.
“O trabalho da polícia foi muito eficaz, conseguindo identificar e, posteriormente, realizar a remoção, a perícia e a destruição desse material explosivo”, destacou o sargento Tiago Nascimento dos Santos, representante do Bope.
“Agradecemos por esse reconhecimento e esperamos que esta Casa de Leis continue valorizando não só o Bope, mas cada um dos policiais que dedicam suas vidas à missão de servir e proteger”, completou o militar.
Agentes da Delegacia de Polícia Civil de Ferreira Gomes, que atuaram em março deste ano na operação de combate a furtos de gado na região do baixo Araguari — crimes que vinham ocorrendo há cerca de três anos —, também foram homenageados com Moção de Aplauso, proposta pelo deputado Jesus Pontes.
“Quero expressar minha profunda gratidão à Assembleia Legislativa pela homenagem, que não é apenas minha, mas de toda a equipe da delegacia de Ferreira Gomes que atuou comigo nos últimos anos”, declarou o delegado Felipe Rodrigues da Silva.
Também de autoria do deputado Jesus Pontes, a Festa de Nossa Senhora da Piedade, realizada na comunidade do Igarapé do Lago, município de Santana, recebeu o título de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado.
“Esta iniciativa reconhece oficialmente a importância histórica, cultural e religiosa dessa celebração, que representa a fé, a tradição e a identidade do povo amapaense, preservando e valorizando um dos mais significativos eventos culturais do Estado”, ressaltou Jackson de Jesus Abreu, representante da comunidade.
Por meio de projeto de lei ordinária, foi instituído, no âmbito do Estado do Amapá, o Dia do Fotógrafo, a ser comemorado anualmente em 8 de janeiro. O fotógrafo Paulo Gilberto Araújo de Mello recebeu o projeto durante a sessão.
A deputada Telma Nery concedeu o Título de Cidadão Amapaense ao Frei José Carlos Pestana. Natural do Maranhão, ele iniciou sua vida religiosa aos 16 anos, engajando-se na comunidade paroquial. Aos 19, ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, no Seminário Seráfico São Francisco de Assis, em Barra do Corda (MA), onde foi acolhido por Frei Deusivan Santos Conceição, seu formador durante três anos consecutivos.
Em 2016, Frei José Carlos foi transferido para Macapá, onde passou a integrar a fraternidade formadora do noviciado e a atuar como diretor-geral e administrativo do Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate, que também recebeu Moção de Aplauso.
Vários atletas de kickboxing que representaram o Estado do Amapá no Campeonato Brasileiro da categoria adulta, realizado em junho deste ano, em Brasília — após 34 anos desde a primeira edição, em 1991 —, bem como na Copa do Brasil, no Paraná, e no Sul-Americano, no Peru, foram agraciados com Moção de Aplauso. Os atletas conquistaram diversas medalhas para o Estado, incluindo ouro, prata e bronze.
Fotos: H. Torres, Olavo Reis e Paulo Júnior