"O soldado é a generalidade de quem atua no serviço militar, desde quem chega na corporação até a mais alta patente. Ser chamado de soldado é uma honra para os PMs. A cerimônia alusiva ao Dia do Soldado faz parte de um resgate que nós fizemos, desde o ano passado. Em todas as datas comemorativas da PM, nós realizamos as formaturas como forma de valorizá-los, trazendo mais qualidade ao serviço", frisou o governador.
Militares e civis também foram homenageados com a medalha Tenente Pessoa Foto: Vinícius Rodrigues/GEA
A regularidade na promoção dos agentes, que não era realizada desde a pandemia da Covid-19, foi retomada pelo governador Clécio Luís em 2023. Com mais este grupo, foram 1.291 policiais promovidos em 6 cerimônias de formatura, fortalecendo a valorização profissional e, consequentemente, a segurança pública do Amapá.
Uma das turmas é de promoção dentro do oficialato, onde militares passaram a ter como patentes tenente coronel, 1º e 2º tenentes. A segunda turma foi integrada por praças que passam a ser reconhecidos como oficiais, com a patente de subtenente.
Formatura de promoção militar marca o reconhecimento dos policiais Foto: Vinícius Rodrigues/GEA
“Não tem como pensarmos em paz social ou desenvolvimento sem pensar na Polícia Militar na rua. É o combate diário ao crime, fruto do trabalho dos policiais. Temos plena confiança na capacidade operativa desses militares, que fazem um excelente trabalho na carreira”, evidenciou o comandante-geral da PM-AP, coronel Costa Júnior.
Comandante-geral da PM-AP, coronel Costa Júnior Foto: Maksuel Martins/GEA
Foto: Maksuel Martins/GEA
Honrarias
Na cerimônia também foram entregues a medalha do Mérito Comunitário e a medalha do Mérito Tenente Pessoa e certificados para personalidades civis e militares, pelo reconhecimento de serviços prestados em prol da segurança pública e do crescimento do Amapá.
Entre os homenageados estiveram os secretários de Planejamento, Lucas Abrahao; da Fazenda, Jesus Vidal; da Administração, Cinthya Mendes; e o de Infraestrutura, David Covre.
Da redação: Por Fabiana Figueiredo/ Foto: Vinícius Rodrigues/GEA