• Edição do Dia
Publicidade I
Macapá

Prefeitura de Macapá amplia atendimento psicológico gratuito nas unidades de saúde

O Amapá News | 02/09/2025

Prefeitura de Macapá amplia atendimento psicológico gratuito nas unidades de saúde Mais de 20 Unidades Básicas de Saúde oferecem serviços especializados em saúde mental, aproximando o cuidado da população/ Foto: Jesiel Braga/PMM

Por Sarah Lopes

A Prefeitura de Macapá amplia o atendimento psicológico gratuito na rede municipal de saúde. Atualmente, 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem serviços voltados para crianças, adolescentes e adultos, incluindo atendimento especializado para vítimas de violência e suporte emergencial em unidades estratégicas.

Entre os serviços ofertados, destacam-se o acompanhamento psicológico clínico nas UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O atendimento psicológico emergencial também está disponível em unidades estratégicas, como a UBS Marabaixo (das 7h às 19h) e a UBS Marcelo Cândia (das 13h à 1h).

O serviço de Psicologia Itinerante leva acolhimento, escuta e orientação aos distritos de Macapá por via terrestre e às áreas ribeirinhas, com o suporte da UBS Fluvial Célia Trasel. Além disso, unidades como a UBS Macapaba, Leozildo, Congós, Marabaixo, Pantanal e Perpétuo Socorro oferecem suporte psicológico para crianças vítimas de qualquer tipo de violência.

Atenção Primária e Especializada para casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Instituto Macapaense de Pediatria | Foto: Jesiel Braga/PMM

Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes | Foto: Emanuelle

Para crianças e adolescentes com suspeita ou diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), a rede de atenção primária e especializada oferece diversos serviços:

Avaliação multiprofissional para fins diagnósticos:

  • Salas Coração Azul (crianças e adolescentes de 3 a 17 anos e 11 meses), localizadas nas UBSs São Pedro, Cláudio Leão e Lélio Silva – com agendamento de consultas especializadas;
  • CAPS Infantil (3 a 17 anos e 11 meses);
  • Clínica Escola Coração Azul (3 a 10 anos), voltada para crianças matriculadas na rede municipal de ensino;
  • Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes – atendimento com psiquiatra e neuropediatra.

Intervenção multiprofissional para pacientes com laudo de neurodivergência:

  • Centro Especializado em Reabilitação (CER) – oferece intervenção multidisciplinar para pacientes de 4 a 17 anos, mediante agendamento;
  • CAPS Infantojuvenil – atendimento multiprofissional para crianças de 3 a 17 anos, também mediante agendamento.

Serviços de Média Complexidade

Na média complexidade, a Rede de Atenção Psicossocial oferece suporte através das seguintes unidades:

  • Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAI) – voltada para adolescentes de 10 a 17 anos e 11 meses, em caráter transitório, em situações de vulnerabilidade social ou familiar, ou que enfrentam dificuldades relacionadas ao uso ou abuso de substâncias;
  • Instituto Macapaense de Pediatria (Impe) – referência para crises de saúde mental e emergências psiquiátricas em crianças de até 13 anos;
  • Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) – responsável por casos de violência obstétrica, realizando notificações e encaminhamentos para atendimento especializado.

Saúde do Trabalhador e População LGBTQIA+

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) atua na promoção, prevenção e recuperação da saúde de profissionais da capital. Conta com unidades sentinelas como a UBS Perpétuo Socorro, Hospital Universitário, UBS Lélio Silva, UBS Marabaixo e UBS Marcelo Candia. A sede do CEREST funciona no Centro de Especialidades Médicas Dr. Papaléo Paes (CEMPP).

A população LGBTQIA+, incluindo pessoas em processo de transição de gênero, travestis, transexuais e pessoas não binárias, também recebe acompanhamento psicológico e multiprofissional especializado. O atendimento é estendido aos familiares, promovendo acolhimento e fortalecendo o cuidado em saúde mental.

Rede ampla e humanizada

Joelma Ribeiro, coordenadora municipal de Saúde, destaca a importância da ampliação do serviço de psicologia.

“O serviço atua desde rodas de conversa coletivas até psicoterapia individual, contemplando diferentes demandas como conflitos familiares, transtornos mentais, acompanhamento na gestação, atendimento infantil, inclusive em casos de violência, e suporte especializado para transtornos graves. Os psicólogos estão presentes nas UBSs, em visitas domiciliares, na saúde do trabalhador e nas equipes multiprofissionais, formando uma rede qualificada e preparada para oferecer cuidado integral e humanizado a crianças, adolescentes e adultos”, disse.

Joelma Ribeiro, coordenadora municipal de Saúde | Foto: Jesiel Braga/PMM

A ampliação da rede de saúde mental em Macapá reforça o compromisso da gestão municipal em garantir acesso universal e humanizado ao cuidado psicológico. Além de atender emergências e situações de vulnerabilidade, os serviços oferecem acompanhamento contínuo, fortalecendo a prevenção de transtornos mentais e assegurando mais qualidade de vida à população.