• Edição do Dia
Publicidade I
Macapá

Prefeitura de Macapá anuncia recadastramento geral dos servidores ativos da Educação

O Amapá News | 20/02/2026

Prefeitura de Macapá anuncia recadastramento geral dos servidores ativos da Educação

Por Mary Paes/ Foto: Lilian Costa /PMM

A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Macapá (Semed), lançou nesta sexta-feira (20) o edital de Recadastramento Geral dos Servidores Ativos da rede municipal de ensino. A atualização cadastral ocorrerá no período de 2 de março a 17 de abril, exclusivamente pela plataforma online Proesc.

A iniciativa tem como objetivo atualizar dados funcionais, cadastrais e institucionais dos profissionais, além de modernizar o sistema de gestão de pessoas da Educação municipal. A medida busca garantir mais eficiência administrativa, transparência e segurança das informações, fortalecendo o planejamento e a organização da rede.

O recadastramento é obrigatório para todos os servidores efetivos, comissionados, contratados, cedidos, permutados, em regime de colaboração, integrantes de conselhos, da Comissão de Gestão do Plano de Carreiras (CGPC) e em mandato classista, tanto nas unidades escolares quanto nos setores administrativos.

Segundo o secretário municipal de Educação, Marcos Pantoja, a iniciativa representa um avanço na organização da rede.

Secretário municipal de Educação, Marcos Pantoja | Foto: Lilian Costa /PMM

“O recadastramento é fundamental para termos dados atualizados, organizar melhor a lotação dos servidores e planejar com mais precisão as ações da Educação. Isso garante mais eficiência administrativa e qualidade no serviço prestado à população”, destacou.

O diretor executivo do Proesc, Felipe Ferreira, reforçou que o processo foi estruturado para ser simples e acessível.

“Esse momento é muito importante para o planejamento e o registro de dados dos servidores da rede da Secretaria. O processo de recadastramento é simples e autoexplicativo, uma vez que o sistema já possui as informações do banco de dados dos servidores, tornando a atualização cadastral rápida e fácil, por meio de formulário disponível na plataforma a partir de 2 de março”, explicou.

Felipe Ferreira, diretor executivo do Proesc e equipe técnica da plataforma | Foto: Lilian Costa /PMM

A assessora jurídica da Semed, Dra. Renata Primo, ressaltou que o recadastramento é parte de um projeto mais amplo de qualificação das informações da rede.

“Esse é o ponto de partida para um projeto maior, que é o agrupamento dessas informações com qualidade, para que possamos trabalhar os dados dos nossos servidores de forma mais célere, moderna e segura”, afirmou Renata Primo.

O evento de lançamento contou com a participação de representantes de entidades sindicais, gestores administrativos, do Conselho Municipal de Educação, entre outras instituições públicas.

Assessora jurídica da Semed, Renata Primo | Foto: Lilian Costa /PMM

Cronograma

O recadastramento será realizado de forma escalonada, conforme o seguinte cronograma:

2 a 13 de março:

Servidores do Administrativo;

Especialistas na Educação;

Conselhos;

CGPC;

Diretores de escolas;

Servidores cedidos, permutados ou em regime de colaboração;

Cargos em comissão;

Mandatos classistas.

16 a 27 de março:

Auxiliares Educacionais lotados em unidades escolares e nos centros especializados (Clínicas-escolas Coração Azul).

30 de março a 17 de abril:

Professores, pedagogos e instrutores de música efetivos e contratados (PSS), lotados nas unidades escolares;

Servidores da Semed lotados nos centros especializados (Clínicas-escolas Coração Azul).

O procedimento deverá ser realizado exclusivamente pela plataforma Proesc, no endereço eletrônico: https://app.proesc.com/recadastramento/semed/home, conforme o cronograma dividido por categorias.

O edital completo estará disponível no portal oficial da Prefeitura de Macapá, na aba “Editais e Publicações” https://macapa.ap.gov.br/editais-e-publicacoes
.

A atualização atende às normas legais vigentes e contribui diretamente para o aprimoramento das políticas públicas educacionais no município, assegurando uma gestão mais organizada e eficiente da rede municipal de ensino.