Prefeitura de Macapá garante cuidado integral a gestantes, parceiros e recém-nascidos na “Quarta-Ouro”

Por Claudia Leão
A Prefeitura de Macapá segue fortalecendo o cuidado com a saúde materno-infantil através da “Quarta-Ouro”, que garante atendimento em livre demanda para gestantes, puérperas, recém-nascidos e seus parceiros. Nesta quarta-feira (15), a ação ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Rosa Moita, na Zona Sul da capital, ofertando serviços gratuitos voltados ao acompanhamento integral das famílias.
A programação inclui consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, nutricional e psicológico, vacinação, testes rápidos e orientações sobre cuidados na gestação e no pós-parto. Desde o início do projeto, já foram realizados mais de 36 mil atendimentos.
Marinalva está grávida do 1º filho | Foto: Jesiel Braga/PMM
Entre as pacientes atendidas, Marinalva Nascimento, 35 anos, cuidadora, está grávida do seu primeiro filho e relatou sobre a importância do cuidado na gestação.
“Esse serviço é incrível e de muita importância para nós grávidas e nossos parceiros. Aqui consigo fazer minha consulta médica, receber orientações e tirar dúvidas em um só lugar. Saio com segurança e pronta para continuar o pré-natal tranquila”, contou.
A iniciativa faz parte da linha de cuidado materno-infantil que tem como objetivo garantir uma gestação segura, o nascimento saudável e o fortalecimento do cuidado as famílias. Além da UBS Rosa Moita, a ação é realizada semanalmente em todas as unidades e postos distritais do município.
A diretora da UBS Rosa Moita, Raycelle Leite, destacou que a iniciativa facilita o acesso da população e reforça o vínculo entre as famílias e a rede pública de saúde.
“A Quarta-Ouro é um momento muito esperado pelas gestantes. Conseguimos reunir em um único espaço diversos serviços que seriam feitos em dias diferentes. Isso reduz o tempo de espera, e garante acolhimento e acompanhamento contínuo”.