Prefeitura de Santana realiza a 2ª edição do Expotec Jovem Qualificado
A programação contou com exposições científicas, giro de profissões e apresentações culturais
A 2ª edição do programa Expotec Jovem Qualificado ocorreu na sexta-feira, 16, na quadra da Escola Professor Barroso Tostes, e contou com exposição científica, além de giro de profissões envolvendo diversas instituições, incluindo a Faculdade Madre Tereza, Uninter, Jump Profissões e Idiomas, Bactolac, Centro Bi Trindade, Comunidade Católica Shalom, Engenho Café de Açaí, Delícias da Maria e Amapá Tec.
O objetivo é despertar a curiosidade dos jovens para o conhecimento, por meio da educação, ciência e tecnologia.
De acordo com a secretária municipal de Juventude, eventos como esse são de suma importância para o jovem santanense, pois despertam a curiosidade e instigam a juventude a buscar cada vez mais capacitação e qualificação para o mercado de trabalho.
"A segunda edição foi um sucesso, contamos com a participação direta dos nossos jovens de Santana. É sempre importante criarmos essas oportunidades para que nossa juventude tenha contato direto com a tecnologia, o conhecimento, a informação e a inovação.", destacou Yara Lorrane, secretária municipal de Juventude.
Autoridades estiveram presentes no evento, como o Prefeito Bala Rocha, a primeira-dama Enaim de Paula, o vereador Adelson de Rocha, o secretário de Ciências e Tecnologia, Daniel Chaves, o vereador Rato, a Prof.ª Dra. Simone Leal, representante da Universidade Federal do Amapá (Unifap), a secretária estadual de Educação, Sandra Casemiro, a coordenadora geral do Programa Amapá Jovem, Adrilene Carvalho, e a Secretaria Estadual Extraordinária de Juventude.
O prefeito enfatizou a excelência do programa e ressaltou a importância de levar o conhecimento da ciência e tecnologia aos jovens.
"O evento está excelente. Reitero a grande importância da realização de projetos como este, que levam o conhecimento da ciência e tecnologia aos nossos jovens, que são o nosso futuro", disse o gestor.
O Expotec Jovem Qualificado também contou com apresentações culturais e o lançamento do Programa de Formação Pro-Empreendedorismo Tecnológico Amapaense (PROEMP), cujo objetivo é capacitar, proporcionar uma vivência junto à universidade, e despertar nos jovens o interesse em cursar o ensino superior, além de fornecer acesso inclusivo ao conhecimento inovador da pesquisa acadêmica.
A programação foi encerrada com a certificação dos alunos do curso de Inteligência Artificial e Empreendedorismo realizado em parceria com a Unifap e a Prefeitura Municipal de Santana.
Éden Pacheco