Prefeitura leva vacinação itinerante para usuários da Casa do Bolsa
Além de aumentar a cobertura vacinal, o objetivo foi facilitar o acesso à população que precisa atualizar a carteira de vacina para receber auxílios como Bolsa Família

Além de aumentar a cobertura vacinal, o objetivo foi facilitar o acesso à população que precisa atualizar a carteira de vacina para receber auxílios como Bolsa Família
Nesta terça-feira (6), a Prefeitura de Macapá facilitou o acesso a vacinas para usuários da Casa do Bolsa. Uma equipe da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), esteve no prédio do dispositivo, na Zona Sul, com a oferta de imunizantes de rotina, influenza, covid-19 e bivalente (para grupos prioritários).
Além de aumentar a cobertura vacinal, o objetivo é facilitar o acesso à população que precisa atualizar a carteira de vacina para receber auxílios, como o Bolsa Família.
Dona de casa, Janete da Silva Gemaque, 57 anos, foi até a casa do Bolsa atualizar seu CadÚnico e aproveitou para reforçar a Imunização. Para ela, a ação é importante pois, não precisou se deslocar até uma unidade de saúde para ter o serviço.
“Vim resolver um problema e já aproveitei para solucionar outro, nem precisei ir ao posto de saúde. Estava preocupada porque com o inverno a gripe aumenta, mas agora estou vacinada e mais tranquila”, contou.
Janete Gemaque, 57 anos, dona de casa | Foto: Wellington Barros/PMM
Para receber o imunizante, os usuários devem apresentar CPF e carteira de vacinação (não obrigatória para adultos). No caso da bivalente, somente poderá ter acesso quem fizer parte do grupo prioritário, são eles:
Natural do município de Afuá, Leidiane da Costa, aproveitou para atualizar a caderneta de vacina de sua filha de dois anos. Ela contou que havia três vacinas atrasadas e que ficou feliz de ver a equipe da Prefeitura na casa do Bolsa.
Janete Gemaque, 57 anos, dona de casa | Foto: Wellington Barros/PMM
A vacinação itinerante é uma iniciativa da Prefeitura de Macapá para facilitar o acesso da população aos imunizantes necessários. As ações são realizadas em locais estratégicos para alcançar públicos específicos e também em locais de grande circulação de pessoas.
“Estamos em mais uma ação de vacinação itinerante e nesse período do ano precisamos aumentar a cobertura da vacina de influenza, com o inverno amazônico o número de casos aumenta e é importante a população estar imunizada”, ressaltou Caroline Reis, enfermeira da Central de Imunização de Macapá.
Caroline Reis, enfermeira da Central de Imunização de Macapá | Foto: Wellington Barros/PMM
Por Wellington Barros