‘Prêmio Melhores do Esporte’ premia atletas amapaenses que se destacaram em 2022
Evento promovido pela Prefeitura de Macapá aconteceu na noite deste sábado, 21, no auditório do Senac

Atletas e técnicos de diversas categorias foram agraciados no ‘Prêmio Melhores do Esporte’, em 2022. Evento foi organizado pela Coordenadoria Municipal de Esporte e Lazer (Comel) aconteceu na noite deste sábado (21), no auditório do Senac. Ex-atletas de grande referência no estado também foram homenageados.
“Essa é a primeira vez que Macapá premia os melhores atletas, paratletas e federações. Este é um incentivo a todos que treinam, competem e carregam o nome do nosso estado. É uma forma de reconhecimento e valorização do esporte na sociedade, pois sabemos que através dele é possível salvar vidas e trabalhar na formação do caráter da pessoa”, destacou o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.
Prefeito de Macapá, Dr. Furlan | Foto: Leandro Lennon/PMM
Coordenador da Comel, Bruno Igreja | Foto: Leandro Lennon/PMM
Os prêmios foram distribuídos entre 80 desportistas de diferentes modalidades. As indicações de atletas e técnicos para receber a honraria foram por critérios elaborados por suas entidades esportivas.
Já a premiação ‘Entidades da Galera’ foram feitas através de votação popular por meio de enquetes realizadas no instagram oficial da prefeitura de Macapá, nas categorias: modalidade coletiva, modalidade individual geral, modalidade individual combate e modalidade do paradesporto.
“Nossa obrigação é valorizar e promover todos aqueles esportistas e apoiadores que obtiveram resultados expressivos em diversas categorias. Também é uma forma de expressar gratidão e incentivar novas conquistas”, afirmou o coordenador da Comel, Bruno Igreja.
A emoção tomou conta de Lucas Thiago dos Santos, de 19 anos, premiado na categoria parajiu-jitsu. “Me dediquei muito para chegar até aqui, me sinto orgulhoso e imensamente grato pelo apoio da família e do meu técnico. Espero alcançar todos os meus objetivos, pois esse é apenas o começo de um sonho”, disse sorridente.
Lucas Thiago dos Santos, de 19 anos | Foto: Leandro Lennon/PMM
Leylianne Samara Santos | Foto: Leandro Lennon/PMM
Quem também não poupou palavras para expressar sua felicidade foi a vice-campeã mundial em Istambul na Turquia, terceira colocada no Grand Prix de Manchester na Inglaterra e atualmente a 5º colocada no ranking mundial da modalidade Parataekwondo, a paratleta, Leylianne Samara Santos.
“Agradeço a todos que fazem parte da minha trajetória. Quem é atleta sabe como é difícil manter-se no ranking. É um trabalho árduo que precisa de perseverança para chegar até aqui. Aproveito o momento para dizer que fui convocada para disputar a seletiva continental e participar dos jogos pan-americanos no Chilé”, comentou emocionada.
Ex-atleta, Jader Souza | Foto: Leandro Lennon/PMM
Presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo , Alberto Maciel Júnior, esteve presente no evento | Foto: Leandro Lennon/PMM
Um dos homenageados da noite, foi o ex-atleta, Jader Souza, vice campeão brasileiro em 2022, atleta Olímpico Grécia-2004, medalhista de bronze na copa do mundo em Moscou na Rússia 2004, campeão Sul-americano Maldonado-Uruguai, entre outras conquitas. “Tive oportunidade de participar de momentos incríveis através do esporte, e esse é um legado que fica da minha parte. Parabenizo a iniciativa desse evento que valoriza esses profissionais. Esse prêmio é dedicado a todos os amapaenses”, declarou o ex-atleta.
O evento também homenageou o atleta, Pedro Lucius de Oliveira Maciel, falecido em maio de 2022. Pedro, foi atleta de wrestling e Jiu-jitsu. Primeiro amapaense bi campeão brasileiro de jiu-jitsu e campeão brasileiro de wrestling.
Da redação: Por Ana Cleide Torres/ Foto: Leandro Lennon/PMM