Refletindo cenário do país, Amapá volta a registrar aumento de casos de covid-19
Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde aponta leve crescimento após semanas de estabilidade

Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde aponta leve crescimento após semanas de estabilidade
Os dados apontados no Boletim epidemiológico da última quinta-feira, 2, mostram um leve aumento de casos de Covid-19 no Amapá. O município de Oiapoque, que estava sem registro desde 10 de março, registrou um novo caso da doença.
O aumento é sentido após oito semanas de estabilidade. Durante esta semana, já foram contabilizados 16 novos casos - a semana epidemiológica se encerra todos os sábados.
"Este é um cenário que pede cautela, uma vez que também voltamos a registrar internações. Só a capital do Estado apresentou nove novos casos da doença nesta quinta-feira, além de aumentar o número de suspeitos da doença", explica a gerente do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs/AP), Solange Sacramento.
O aumento segue o ritmo do cenário nacional, de acordo com a secretária adjunta de Enfrentamento ao Covid-19, Maracy Andrade.
"De abril a maio, houve um aumento de 78% no número de casos a nível nacional, mas aqui no Amapá, o aumento visto não é expressivo. Isso pode ser dito pela baixa procura por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e baixo número de internações, contudo o Governo do Estado está em alerta e monitorando esses dados, além de implementar novas estratégias de avanço da vacinação", explica.
Estratégias de prevenção
Nesta quinta-feira, 2, o Governo do Amapá lançou o programa Vacina em que leva as campanhas de vacinação contra a covid-19, sarampo e influenza de casa em casa, inicialmente, em Macapá e Santana. O objetivo é elevar as coberturas vacinais no Estado para contenção das doenças.
O novo decreto do Estado, lançado na terça-feira, 31, trouxe as medidas de proteção necessárias para a manutenção do cuidado contra a pandemia: uso facultativo de máscaras em ambientes abertos e fechados e a obrigatoriedade em ambientes hospitalares e escolas, por serem áreas de risco ou baixa cobertura vacinal.
Covid-19 no Amapá
De acordo com o último boletim epidemiológico, o Amapá soma, desde o início da pandemia, 160.437 casos de Covid-19. Cinco casos seguem em investigação laboratorial.
Atualmente, 4 internações pela doença foram registradas no Estado, o que representa ocupação de 4,7%, considerando a rede pública e privada.
No Amapá, a população vacinável é de 781.594 pessoas. Deste total, até a última atualização, 73,05% receberam a primeira dose da vacina e 78,67% foram imunizadas com a 2ª dose, dose única, dose de reforço e adicional.
Por: Rafaela Bittencourt