Saiba como solicitar o perdão de dívidas de empresas impactadas pela pandemia, em Macapá
Os empreendedores têm até o dia 30 de junho para fazer o requerimento.

Em abril, o prefeito Dr. Furlan sancionou a lei nº 2.551 que isenta tributos as empresas impactadas com a pandemia da Covid-19 em 2020 e 2021. A iniciativa beneficia empresários inadimplentes com o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Alvará de Funcionamento e Licenciamento Sanitário. O prazo para solicitação é até 30 de junho.
Até o momento, 35 empresários já solicitaram o serviço. Para ter direito ao perdão das dívidas, as empresas precisam ser optantes do Simples Nacional e estarem adimplentes com os demais tributos municipais dos exercícios anteriores, que inclusive podem ser parcelados junto à instituição. Os documentos obrigatórios são comprovante CNPJ e consulta do Simples Nacional.
A iniciativa concede ainda o desconto de 55% do IPTU e das taxas de licenciamento em 2022, para qualquer empresa, ou seja, que não seja optante do Simples Nacional, mas que tenham o faturamento anual no exercício de 2020 de até R$ 7 milhões referente ao faturamento. Nesse caso, é necessário apresentar o comprovante CNPJ e Faturamento do Exercício de 2020.
A lei atinge bares, restaurantes, lanchonetes, academias de ginásticas e dança, casas de shows e eventos, salões de beleza, estética, barbearias, atividades artísticas e de lazer e similares, além de imóveis alugados, que neste caso específico, devem ser comprovados por contrato. A regulemtação atende também empreendimentos de educação privada, agências de viagens e turismo ou empresas ligadas a este setor, como autoescola e meios de hospedagem.
Veja como solicitar o serviço
Central de Atendimento no site da Prefeitura de Macapá | Foto: Reprodução
Etapa de login com o seu e-mail ou com a conta do Gov.br, se tiver | Foto: Reprodução/PMM
Após logar com e-mail, o usuário é direcionado para página principal de solicitação do serviço
Por - Secretaria Municipal de Comunicação Social / Foto: Reprodução