Sessão Itinerante em Mazagão
Sessão Itinerante em Mazagão aprova 386 proposituras

A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap), realizou nesta quinta-feira, 25, em Mazagão, sua segunda Sessão Itinerante do ano. O evento ocorreu na Escola Municipal Domingos Valente, que teve sua quadra de esportes lotada de pessoas da cidade e das mais de 200 comunidades do município.
Na sessão, os deputados votaram e aprovaram 386 proposituras relacionadas à Mazagão. "A Assembleia Legislativa mais uma vez desembarca no interior, desta vez em Mazagão. É uma alegria muito grande poder estar aqui na qualidade de presidente da Casa, falando em nome dos deputados e deputadas, da nossa alegria e satisfação em poder trabalhar, através do Poder Legislativo, para melhorar a vida das pessoas", explica a Dep. Alliny Serrão (União), presidente da Alap.
Nas sessões itinerantes, os cidadãos têm oportunidade facilitada para ocupar a tribuna. E os temas pautados têm relação direta com a cidade. "É uma atitude belíssima da Assembleia. Não seriamos ouvidos como fomos hoje se não fosse em uma ação como esta. Colocamos os nossos problemas para os deputados. Pedimos às autoridades que olhe por nós, que visitem as comunidades. Estamos lá para recebe-las", pontua Vanete Lima, presidente da Associação dos Moradores da Comunidade de Anauerapucu.
Previstas no Regimento Interno da Alap, as sessões itinerantes podem ocorrer em qualquer ponto do território do Amapá. É um mecanismo que amplia a participação popular e aproxima o Poder Legislativo das pessoas. "É um marco importante para o povo mazaganense, a presença da Assembleia Legislativa em nossa comunidade, para ouvir nossas petições e saber as necessidades das pessoas. A Assembleia Legislativa está de parabéns em proporcionar este momento histórico de nosso município. Agradeço muito", frisa Marlene Rodrigues, professora. "É muito importante que o poder público esteja sempre perto do povo. Se não for assim, não é uma democracia. Os autistas precisam ser escutados", complementa o garoto Madson Pietro, de 14 anos e autista.
Com mais de 20 mil habitantes, Mazagão integra a Região metropolitana de Macapá, estando a 36k da capital. "O sentimento é de muita alegria, ter a Assembleia Legislativa fazendo parte de nosso cotidiano. Parabenizo todos os deputados. As proposições apresentadas irão ajudar a melhorar a vida das pessoas e a nossa cidade", finaliza Dudão Costa (União), prefeito do munícipio.
Por Rudson Pinheiro Soares/ FOTOS: Olavo Reis e Heider Torres - Dircom/Alap