SVS realiza agenda com ações para saúde do trabalhador em Oiapoque
Além de encontros com autoridades locais ligadas à pasta de saúde do trabalhador, foi feito treinamento sobre casos de covid-19 relacionados ao trabalho.
Uma equipe de técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) esteve no município de Oiapoque na segunda, 28, realizando treinamento sobre a investigação e qualificação de casos de covid-19 relacionados ao ambiente de trabalho.
Para casos em que a infecção pelo coronavírus está ligada ao ambiente laboral, o registro deve ser estabelecido com alguns critérios, como o nexo causal da doença, o que pode dá garantias ao trabalhador.
O objetivo do treinamento é orientar os profissionais para a interação com as novas normas instituídas, levando em conta a relação de casos de covid-19 e as atividades de trabalho durante a pandemia.
Sob responsabilidade do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador (NVST), a atuação na região de fronteira do Amapá conta ainda com um encontro com entidades e autoridades de saúde locais, como a Coordenação Municipal de Saúde Mental do Oiapoque e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
Para o gerente do NVST, Regiclaudo Silva, esse tipo de ação é admirável para orientar os profissionais da saúde sobre as novas normas vigentes.
"O aumento de casos de covid-19 relacionados ao trabalho chama a atenção e a SVS está tirando as dúvidas e treinando o sistema de saúde para a importância da política do trabalhador", informou o gestor.
O público alvo da ação são os profissionais ligados à coordenação das Equipes de Saúde da Família, Unidade Básica de Saúde, Hospital Estadual de Oiapoque e unidades ligadas à vigilância em saúde.
Por: Nathanael Zahlouth /Foto: SVS