• Edição do Dia
Publicidade I
Macapá

TCE do Amapá celebra 35 anos de atuação

TCE do Amapá celebra 35 anos de atuação em evento comemorativo com homenagens e entrega da Medalha de Mérito 'Conselheira Margarete Salomão de Santana Ferreira'

O Amapá News | 10/02/2026

TCE do Amapá celebra 35 anos de atuação

O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP) celebra, no dia 11 de fevereiro, seus 35 anos de atuação em defesa da boa gestão dos recursos públicos e do fortalecimento da transparência. A comemoração será realizada a partir das 18h, em Macapá, reunindo autoridades, representantes de instituições públicas, servidores e convidados.

A programação comemorativa contará com homenagens e a presença de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes de órgãos de controle e instituições parceiras. Durante o evento também será entregue a Medalha de Ordem de Mérito “Conselheira Margarete Salomão de Santana Ferreira”, concedida a pessoas e instituições que tenham prestado relevantes serviços ao Tribunal, ao estado do Amapá ou ao país.

Para o presidente do TCE/AP, a celebração dos 35 anos representa não apenas um marco histórico, mas também a reafirmação do compromisso com a sociedade amapaense. “São 35 anos dedicados à fiscalização, à orientação e à promoção da transparência, sempre com foco na melhoria dos serviços públicos e no interesse coletivo”, destaca Reginaldo Parnow Ennes.

O evento integra as ações institucionais pelo aniversário do TCE do Amapá, reforçando o papel do Tribunal como indutor de boas práticas de governança, controle e transparência.

Criado em 1990, após a elevação do Amapá à condição de Estado, o TCE foi instituído para exercer o controle externo da administração pública estadual e municipal. Ao longo de seus 35 anos, o Tribunal se consolidou como uma instituição fundamental para a fiscalização da aplicação dos recursos públicos, o acompanhamento das políticas públicas e o fortalecimento da responsabilidade fiscal, atuando também de forma pedagógica e orientativa junto aos gestores.

Ao longo de sua trajetória, o Tribunal de Contas do Amapá ampliou sua atuação institucional, investiu em modernização, tecnologia, capacitação de servidores e no fortalecimento do diálogo com a sociedade, contribuindo de forma decisiva para a melhoria da governança pública no estado.



Publicidade