Técnicos do Governo avaliam bem-estar mental dos trabalhadores da saúde
A ação percorre os municípios com objetivo de promover discussões sobre os desafios de manter o bem-estar mental dos profissionais da saúde.

Uma equipe de trabalho do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador (NVST/Cerest), do Governo do Estado, está percorrendo os municípios para discutir e colocar em prática ações para o bem-estar mental dos profissionais de saúde nesta época de pandemia.
O trabalho já feito nos municípios de Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Porto Grande, e agora chega a Oiapoque. Um dos relatos mais ouvidos pela equipe, é que, com a covid-19, os profissionais ficaram sobrecarregados, emocionalmente e fisicamente.
O Cerest conta com uma equipe multiprofissional, entre eles administradores, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e psicólogos, que trabalham pesquisas a fim de entender quais as políticas públicas que podem ser elaboradas e implementadas para garantir o bem-estar mental dos trabalhadores da saúde.
“A gente sabe que a saúde e a qualidade de vida são pontos fundamentais para que o trabalhador possa desenvolver sua função de forma eficaz, e por isso, estamos realizando visitas para que possamos identificar situações e intervir de forma direta para melhorar a qualidade de vida do trabalhador da saúde”, afirmou o gerente do Cerest, Regiclaudo Silva.
Segundo a técnica em enfermagem do Hospital Estadual de Oiapoque, Luciana Lima, o acompanhamento das equipes é fundamental.
“Precisamos ter um acompanhamento e expor as nossas necessidades, então, é importante saber que temos um apoio”, enfatizou a técnica.
Por: Nathanael Zahlouth /Foto: Ascom/SVS