• Edição do Dia
Macapá

Transparência, informação e cidadania: TJAP promove 21ª edição do “Bate-papo com a Imprensa”

O Amapá News | 13/10/2025

Transparência, informação e cidadania: TJAP promove 21ª edição do “Bate-papo com a Imprensa” Fotos: Flávio Lacerda e Jean Silva

Por: Elton Tavares

Com pauta livre e transmitido ao vivo pelo canal do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) no YouTube, a instituição realizou, nesta segunda-feira (13), a 21ª edição do programa “Bate-Papo com a Imprensa”. O evento, conduzido pelo presidente do TJAP, desembargador Jayme Ferreira, reuniu cerca de 100 comunicadores do estado, reforçando a transparência institucional, a valorização da imprensa, a cidadania e a comunicação pública. Participaram os juízes auxiliares da Presidência, André Gonçalves e Nilton Bianchini Filho.

Assista aqui a íntegra da transmissão

Para o presidente Jayme Ferreira, o programa “Bate-papo com a Imprensa”, pioneiro no Brasil, é essencial para o diálogo permanente com a sociedade e para o fortalecimento da transparência. O magistrado ressaltou que a parceria entre o Judiciário e a imprensa é um compromisso público que deve ser cultivado com ética, responsabilidade e clareza.

“Este é um momento singular para todos nós, gestores públicos. Há 21 edições nos reunimos para dialogar e reforçar que o Poder Judiciário precisa ser aberto, conversar com a sociedade e com a imprensa, para garantir a transparência que tanto defendemos e que a população necessita. É fundamental que os comunicadores mantenham viva a consciência da transparência, da honestidade e do compromisso com a verdade, custe o que custar”, pontuou o presidente do TJAP.

“A imprensa exerce um papel indispensável na democracia, ao mostrar com clareza e coerência os fatos que constroem nossa história. Deixo meu agradecimento a todos os profissionais que vieram para o nosso bate-papo, em especial à equipe de comunicação do TJAP, que atua com competência e dedicação para levar à sociedade o melhor do trabalho do Judiciário, que é prestar jurisdição e entregar segurança jurídica à população”, concluiu o desembargador Jayme Ferreira.

Temas

Os magistrados responderam dúvidas de jornalistas de diversos veículos – portais, rádios, televisões, blogs e jornais impressos – e esclareceram temas atuais e ações do Judiciário ao longo de 2025. Entre os assuntos abordados estiveram o excesso de judicialização, golpes virtuais, crimes ambientais, linguagem simples do Judiciário, paridade de gênero na Justiça, eleições, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), violência contra as mulheres, segurança cibernética, exploração de petróleo, precatórios e a Pesquisa de Satisfação do Jurisdicionado 2025, promovida pelo Poder Judiciário estadual.

Valorização do jornalismo como parceiro e pilar da democracia

Durante o encontro, o TJAP entregou kits institucionais aos comunicadores, com informativos e materiais de apoio ao trabalho jornalístico. A ação reconheceu o papel essencial da imprensa na difusão de informações corretas e na valorização do jornalismo como pilar da democracia.

Mais sobre o “Bate-papo com a Imprensa”

Instituído em 2017, o programa é um espaço de diálogo franco e transparente, no qual jornalistas e servidores do Judiciário trocam ideias, opiniões e informações sobre temas de interesse da sociedade. A cada edição, o projeto fortalece a relação com a imprensa, a comunicação pública, a cidadania e a transparência.

Com 21 edições realizadas, o programa se consolidou como uma das principais ações de relacionamento institucional do TJAP, ao promover a conversa aberta entre a Justiça e os comunicadores e reforçar a missão de servir à sociedade com ética, transparência e compromisso público.