UBSs de Macapá ofertam serviços para a saúde integral da mulher em todas as fases da vida

A Prefeitura de Macapá disponibiliza vários equipamentos públicos que prestam serviços de diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças. Com isso, as mulheres contam com ampla rede assistencial para cuidar da saúde.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades móveis oferecem serviços às mulheres, independentemente da fase da vida. Além desses locais, o Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes também oferta diversos cuidados que incluem especialidades de média complexidade.
Os cuidados começam nas UBS, onde a mulher é avaliada, acompanhada e, caso necessário, encaminhada aos demais serviços da rede.
“Toda mulher deve buscar uma unidade básica de saúde de referência próximo ao endereço de moradia para ser acolhida e ter suas demandas de saúde avaliadas e atendidas”, orienta a coordenadora da Atenção Primária do município, Joelma Santos.
Rotina de cuidados
O acompanhamento e o vínculo da mulher com a equipe de Saúde da Família permitem ações que visam melhorar a qualidade de vida, prevenir agravos de saúde, identificá-los precocemente através de exames e iniciar o tratamento no momento oportuno.
Cuidados começam nas UBSs, onde a mulher é avaliada | Foto: Abel Neto/Semsa
Além dos exames, nas UBSs são oferecidos planejamento familiar e reprodutivo, atualização vacinal, pré-natal, orientações de alimentação, aleitamento materno e introdução alimentar para os bebês, cuidados durante o climatério – menopausa –, prevenção e acolhimento de situações de violência, entre outros.
“É essencial que as mulheres mantenham uma rotina de cuidados com a sua saúde. Elas devem procurar a sua UBS de referência e, com a equipe de Saúde da Família, prevenir ou tratar precocemente eventuais questões de saúde. Uma vez que essa mulher tenha dado entrada na rede assistencial, as equipes orientam o passo a passo dos cuidados”, pontua Joelma.
Média complexidade
A marcação de exame para o Centro de especialidades Dr. Papaléo Paes é via regulação. A paciente é encaminhada para a policlínica conforme necessidade. O encaminhamento é feito pela unidade de saúde onde a paciente efetuou os serviços primários.
Exames
As mulheres podem realizar exames laboratoriais de sangue, urina, gravidez, testes para infecções sexualmente transmissíveis e exames de imagem, como a mamografia e ultrassom.
Os exames de rastreio – preventivo ginecológico (papanicolau) – são indicados para mulheres de 25 a 64 anos com atividade sexual. A mamografia é voltada para mulheres de 50 a 69 anos.
As unidades de saúde também fornecem atendimentos de especialidades não médicas como enfermagem, nutrição e psicologia, além de disponibilizar medicamentos.
Equipes da Saúde da Família fazem acompanhamento das pacientes | Foto: Abel Neto/Semsa
Conheça as unidades de saúde e serviços ofertados:
Enfermagem com coleta de PCCU, planejamento familiar, consulta ginecológica, testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites:
Unidades que ofertam serviço de ultrassom:
*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.
Por Maison Brito/Foto: Abel Neto/Semsa