Alap participa da celebração dos 21 anos do Batalhão de Operações Especiais da PMAP

A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap) participou da solenidade de celebração dos 21 anos do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Amapá (Bope-PMAP), realizada na tarde desta quarta-feira, 6, na sede do Batalhão em Macapá. O deputado Jory Oeiras, representando a presidente Alliny Serrão, participou do evento, que não apenas celebrou o aniversário do Bope, mas também assinalou o encerramento da XII edição das Olimpíadas do batalhão.
Durante seu discurso, o deputado Jory Oeiras expressou seu contentamento: "Hoje é um dia de festa, e sinto-me honrado em representar 24 deputados, em nome da presidente Alliny Serrão, na nossa Casa de Leis que representa o povo. Pontuo que os senhores e as senhoras desta valorosa instituição, que é a Polícia Militar, realizam um trabalho impecável. A Polícia Militar do Amapá é reconhecida como uma das melhores do Brasil. Esta polícia merece sempre ser homenageada e valorizada".
O governador em exercício, Antônio Teles Júnior, ressaltou a importância do Bope para o Estado do Amapá: "Essa instituição é motivo de orgulho para o povo do Amapá, ao reconhecimento da sociedade pelo importante serviço ao longo desses 21 anos. Estamos diante de uma mudança na conjuntura criminal no Brasil, e o Amapá enfrenta desafios únicos na Amazônia. Graças ao trabalho do Batalhão de Operações Especiais, nossa Polícia Militar tem condições de atuar de maneira relevante em nosso Estado".
O comandante do Bope, tenente-coronel Tarick, prestou homenagem aos "veteranos do Bope", policiais que dedicaram boa parte de suas vidas profissionais ao serviço na unidade. A solenidade prosseguiu com a entrega de medalhas e troféus, referentes às modalidades dos Jogos Internos do Bope, onde a equipe campeã geral foi homenageada com o "Troféu Eficiência". Além de homenagens a personalidades que colaboraram significativamente com os projetos do Bope.
Durante a cerimônia, foi dedicado um momento especial aos policiais alvejados em ocorrências, ressaltando a coragem desses profissionais que, mesmo enfrentando adversidades, persistem no combate diário à criminalidade.
No evento, destacou-se o resgate histórico do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) desde o momento de sua fundação em 2002. O tenente-coronel Marcos Vasconcelos da Cruz, primeiro comandante, e o tenente-coronel Leonardo José Souto Almeida, subcomandante, foram os líderes responsáveis pela criação do batalhão, que, à época, contava inicialmente com 96 policiais recém-formados no Curso de Formação de Soldados (CFSD). A celebração encerrou-se com o canto do hino da Polícia Militar do Amapá e o desfile da tropa em continência ao comandante geral da PMAP, coronel Adilton.
Por Petronio Valente/ Fotos: H. Torres - Dircom/Alap