• Edição do Dia
Publicidade I
Macapá

Alap presta homenagem a profissionais da saúde em Sessão Solene

O Amapá News | 18/12/2023

Alap presta homenagem a profissionais da saúde em Sessão Solene Alap realizou uma Sessão Solene na manhã desta sexta-feira (15)

A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap) realizou uma Sessão Solene na manhã desta sexta-feira (15) em homenagem aos dedicados profissionais biomédicos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. O evento reconheceu a importância vital desses profissionais no âmbito estadual e nacional, especialmente diante dos desafios enfrentados na área da saúde durante a pandemia de Covid-19.

A iniciativa, proposta pelo deputado Jesus Pontes (PDT), destacou o comprometimento dos profissionais da saúde, enfatizando o papel relevante desempenhado pelos biomédicos na linha de frente do combate à Covid-19. "Sei muito bem quanto vocês se dedicam para salvar vidas, e asseguro aqui meu apoio constante à classe. Contem comigo sempre na busca por melhores condições de trabalho e salário. Expresso meu caloroso agradecimento a cada guerreiro e guerreira da biomedicina. Vocês são incríveis", enfatizou o parlamentar.

Na solenidade, o deputado Jesus Pontes e os profissionais da saúde destacaram a significativa contribuição dos biomédicos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para a saúde pública e o avanço científico. "A homenagem reflete também o compromisso do parlamento amapaense em reconhecer e valorizar profissionais essenciais para o bem-estar da população", ressaltou Jesus Pontes.
53398739277_fa1d1b75bb_o
A mesa dos trabalhos contou com a participação do ouvidor-geral do Sistema Único de Saúde (SUS/AP) e delegado do Conselho Regional de Biomedicina da 4ª Região, Nahon de Sá Galeno; presidente do Conselho Regional de Biomedicina 4ª Região, Márcio Vinícius Cardoso Ferreira; Elden Lages, diretor presidente do Hemoap; Lena Carla Morais Madeira, da Delegacia Regional do Crefito da 12ª Amapá; representante dos terapeutas ocupacionais, Andreia Gonçalves Torres; e Jim Davis, presidente do sindicato de Fisioterapia Ocupacional.

Durante a sessão, a biomédica Márcia Socorro Ferreira Cavalcante compartilhou a sua experiência no cenário de atenção à Covid-19. A fisioterapeuta Margareth Abdon abordou a trajetória da fisioterapia no Amapá, destacando conquistas e desafios. O fisioterapeuta Jorge Arthur Marques ressaltou a importância do papel do fisioterapeuta na sociedade. A terapeuta ocupacional Severa Anhambi enfatizou a relevância da terapia ocupacional no Amapá, explorando conquistas e desafios. "Agradeço pela homenagem e pelo reconhecimento da atuação profissional que a terapia ocupacional vem desempenhando neste Estado ao longo desses 30 anos, em diferentes áreas de atenção à saúde, educação e psicossocial", afirmou a terapeuta.

Ela acrescentou que a terapia ocupacional está presente em diversos ambientes, como hospitais, centros de reabilitação, centros de atenção psicossociais, presídios, clínicas privadas, entre outros, atuando em especialidades como Neonatologia, Pediatria, Neurologia, Psiquiatria, Traumato-Ortopedia e Geriatria. A terapeuta concluiu que a missão do terapeuta ocupacional é acreditar no ser humano, em sua capacidade de se reinventar, mesmo diante de uma nova perspectiva e condição, respeitando sempre a singularidade de cada um.

O representante do Sindicato de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado do Amapá, Jhonata Dutra, considerou o evento histórico, pois foi a primeira vez que esses profissionais receberam tal homenagem durante uma sessão solene, agradecendo sinceramente pela distinção.

No final da cerimônia solene, foram entregues 28 diplomas de Moção de Aplausos aos biomédicos:
Márcio Vinícius Cardoso Ferreira, Presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 4º Região
Alvaro Augusto Ribeiro D'Almeida Couto
Ana Maria Lima Pombo
Caio Rodrigues de Mattos
Claude Porcy
Daniela Fernanda da Silva
Diego Henrique de Souza Monte de Almeida
Eldren Silva Lage
Flávia Fialho de Campos
Francis Christian da Silva Pereira
Gelmires de Queiroz da Silva
Gleicyanne Furtato Frazão
Hellen Tayaná Oliveira Bitencourt
Ivina Geselle Lima Lopes
Janaina Viana Rodrigues
Jordan Santa Rosa Caluf
Juvanete Amoras Távora
Karen Santos da Costa
Laissa Helene Chahini Barros
Márcia Socorro Pereira Cavalcante
Mylner Oliveira Morais Fermiano
Nahon de Sá Galeno
Odielson Ferreira do Carmo
Raphaelle Sousa Borges
Rivelton Riverson Pereira de Almeida
Thamiris Guimaraes Brito
Valmir Correa e Correa
Vinícius Yuri Gorges dos Santos

Também foram agraciados com Moção de Aplausos 27 terapeutas:
Belize Moraes de Araújo C. do Nascimento
Soraia Dias Teixeira Valentim
Andrea Gonçalves Torres
Severa Leão Janahú
Brenna Gabryella Peixoto Jucá
Camilo Gonçalves Teles da Silva
Caroline Mendes Bezerra
Cassia Camila Davi da Silva
Denise dos Santos Silva
Ebraim da Silva Soares
Elineth Braga Valente
Enéias Forte Valentin
Giovanni Maciel Bandeira
Jordana Maia Dias
Jorge Artur Marques de Oliveira
Lena Carla da Silva Morais Madeira
Lidiane Dias Alves
Margareth Abdon Lacerda
Moacir Junior Ferreira de Souza
Nazaré do Socorro Raiol Albuquerque de Carvalho
Niege Rabelo Beckman
Raylana Gomes dos Santos
Samyr Adson Ferreira Quebra
Tathiana Freitas Pereira
Thais de Sousa Lima
Walteria Moreira Leal
Whingleson da Silva Rocha

A biomédica Daniela Fernanda da Silva foi agraciada com o Título de Cidadã Amapaense, em reconhecimento às suas importantes contribuições para o Estado do Amapá. Nascida no município de Mogi das Cruzes (SP), Daniela Fernanda, de 40 anos, é filha do mineiro José Roberto da Silva e de Ruth Lino da Silva. Ela chegou a Macapá em dezembro de 2002, onde trabalhou como publicitária. Na capital amapaense, constituiu família, tem filhos, é formada em Biomedicina e atua há 9 anos no Governo do Estado do Amapá como biomédica na Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), além de ter experiência na iniciativa privada.

Profissão:
O fisioterapeuta possui uma atuação que vai além da reabilitação após acidentes e traumas, sendo essencial na prevenção de lesões graves e na promoção da saúde. Entre os importantes papéis desempenhados por esse profissional, podemos citar a terapia realizada com pacientes com problemas respiratórios e pessoas que passam grandes períodos internadas em hospitais, como em UTIs, bem como a melhoria da qualidade de vida de idosos, com ações que melhoram problemas musculares e de coluna.

Por sua vez, a Terapia Ocupacional é uma área relacionada ao estudo, prevenção e tratamento de problemas físicos, mentais, emocionais e sociais que dificultam a realização das atividades diárias de um paciente. Durante o tratamento, o profissional deve buscar meios para que a pessoa, aos poucos, consiga realizar essas tarefas, garantindo assim seu bem-estar e independência.

Por Everlando Mathias/ Fotos: H. Torres, Olavo Reis e Marcus Souza



Publicidade