Amapá age na política de desenvolvimento econômico

O Amapá recebeu neste sábado, 30, o primeiro navio da nova rota marítima direta entre o Porto de Gaolan (Zhuhai), no Sul da China, e o Porto de Santana. A iniciativa é resultado da assinatura de um protocolo de intenções em novembro de 2024, com o apoio do Governo do Amapá, dentro da política de desenvolvimento econômico, fortalecimento de relações comerciais e ampliação do acesso a novos mercados.
Participaram do momento o governador Clécio Luís; ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; presidente do Senado Federal e senador pelo Amapá, Davi Alcolumbre; senador Randolfe Rodrigues; prefeito de Santana, Sebastião Bala Rocha e o diretor-presidente da Companhia Docas de Santana, Edival Tork.
A nova rota promete reduzir o tempo de transporte em até 30 dias e diminuir os custos logísticos em mais de 30%, além de impulsionar o comércio bilateral entre Brasil e China. A medida também promove a integração logística internacional, consolidando o Porto de Santana como uma porta estratégica para o comércio exterior, estimulando o crescimento da movimentação portuária, a geração de empregos e o fortalecimento da economia local.
O porto, administrado pela Companhia Docas de Santana, tem apresentado grandes resultados na movimentação de cargas, principalmente commodities agrícolas. A soja, por exemplo, registrou, em 2025, um crescimento de 41% em relação ao mesmo período do ano anterior. O terminal portuário já recebeu navios provenientes do Japão, China, Portugal, Marrocos, Espanha e Alemanha.
Texto: Secom/GEA/ Foto: Jessé Matos