Assembleia Legislativa concede Moção de Aplausos a personalidades no Amapá

Na última sessão ordinária deste ano realizada na manhã desta terça-feira (27/12), na Assembleia Legislativa, o Comandante dos Portos do Amapá, Capitão de Fragata João Batista da Conceição Reis, foi agraciado com a ?Moção de Aplausos? concedida pelo deputado Progressista Jory Oeiras, pelos relevantes serviços prestados à população amapaense, ações no âmbito da defesa nacional e estadual, salvaguarda da vida humana, segurança da navegação nas hidrovias interiores e da prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações, e em especial, no exercício de suas funções na Marinha do Brasil, e em particular, como comandante da Capitania dos Portos no Estado. "Mesmo antes de ser parlamentar já tinha essa aproximação e admiração pelo trabalho da Marinha. Moro no bairro Vila Amazonas em Santana, onde existem várias casas da Marinha do Brasil", relembrou Jory Oieras. O parlamentar frisou que desde o seu primeiro ano como parlamentar, defende um projeto, a construção de uma "janela" para o rio Amazonas. "Espero que o próximo governador que assume dia 1? de janeiro de 2023, possa dar continuidade ao projeto, ora planejado pelo governador que está deixando o cargo no dia 31 deste mês", acredita o deputado.
O projeto a ser realizado com recurso da bancada federal e contrapartida da prefeitura de Santana, deve ser feito numa área encravada entre a Marinha do Brasil e a reserva Revecom, atualmente ocupada pelo comando da Polícia Ambiental, que será transferido para o bairro da Fazendinha. "O santanense não tem nenhuma abertura para contemplar o rio Amazonas", frisou o deputado.
Ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa, o Capitão de Fragata João Batista da Conceição Reis, agradeceu os parlamentares pela Moção de Aplausos e destacou a importância da medalha Comandante Tamandaré, recebido pela Capitania dos Portos do Amapá no Dia do Marinheiro (13 de Dezembro). Criada pelo decreto nº 42.111, de 20 de agosto de 1957, a Medalha Mérito Tamandaré, destina-se a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil.
Como condições essenciais para merecê-la, destacam-se: qualidades morais e profissionais, comprovada competência; e exação no cumprimento do dever; em se tratando de estrangeiros, acresce-se, ainda, a simpatia e afeição pela Nação Brasileira e sua Marinha; entre os civis, de um modo geral, considera-se a ação destacada e eficaz em prol dos interesses e do bom nome da Marinha do Brasil.
Flora - No encerramento da premiação da Semana Brasileira de Gastronomia, realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e pelo Instituto Multidisciplinar no mês de agosto deste ano, a amapaense Floraci Dias foi eleita a melhor chef do Brasil recebendo o Prêmio Nacional Dólmã de Gastronomia 2022. A pedido da deputada Edna Auzier (PSD), Floraci Dias, que possui empreendimento às margens do Rio Matapi, afluente do Rio Amazonas, usou o grande expediente da sessão, para comentar e agradecer pelo prêmio. "Receber o prêmio simboliza a realização de um sonho e o reconhecimento pelo trabalho", destacou a chef Floraci Dias.
Por Everlando Mathias/ Fotos: Olavo Reis