• Edição do Dia
Publicidade I
Macapá

Construção e revitalização de três áreas públicas seguem em ritmo acelerado

Locais são Praça Povos do Meio do Mundo, Parque no Meio do Mundo e Trapiche Eliezer Levy. Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana é executora e fiscalizadora dos serviços

O Amapá News | 06/10/2023

Construção e revitalização de três áreas públicas seguem em ritmo acelerado Homens trabalhando na Praça Povos do Meio do Mundo, localizada na Zona Sul de Macapá

Nos quatro cantos da capital têm Obras Estruturantes da Prefeitura de Macapá. São investimentos em pavimentação, feiras, espaços públicos, construções e reformas. As ações possuem o propósito de tornar a cidade mais inteligente e viva, com opções variadas de lazer, turismo, esporte e compras. Três obras seguem em ritmo acelerado: Praça Povos Meio do Mundo, Parque no Meio do Mundo e Trapiche Eliezer Levy.

Praça Povos Meio do Mundo

Localizada na Rodovia Josmar Chaves Pinto, Zona Sul de Macapá, a obra da Praça Povos Meio do Mundo é uma homenagem da Prefeitura a todos que deram origem à região. O monumento representará as raízes e os povos Indígenas, negros, caboclos e ribeirinhos.

 

Projeto arquitetônico da Praça | Arte: Arquivo/PMM

 

O espaço é construído em uma área de 1.339,30 metros quadrados e incluirá: área verde, paisagismo, equipamentos, sistema de irrigação, pavimentação, acessibilidade, bancos e parada de ônibus. O investimento total é de R$ 2.085.659,50, oriundos do Tesouro Municipal.

Os quatro povos representados estarão unidos e agregados ao obelisco das memórias. Cada parede estará disposta como um grande mosaico, onde será contada a história, tradições, costumes, crenças, mitos, lendas, culinária e religiosidade, por meio de alto-relevos incorporados em cada placa.

 

Praça Povos Meio do Mundo é uma homenagem da Prefeitura a todos os povos que deram origem à região | Foto: Jesiel Braga/PMM

O monumento central será erguido em ferragem e coberto com placas cimentícias em relevo | Foto: Jesiel Braga/PMM

 

O monumento central – que tem 17 metros de altura por oito metros de largura – será erguido em ferragem e coberto com placas cimentícias em relevo. Trabalho foi desenvolvido por uma equipe de 15 artistas, coordenados pelo artista plástico J. Márcio.

Parque Meio do Mundo

O terreno onde é construído o novo Parque Meio do Mundo é vizinho ao Monumento Marco Zero, Estádio Milton de Souza Corrêa, o Zerão, e Sambódromo. Possui 58 mil metros quadrados. O local terá 20 mil metros de área verde. São aproximadamente oito hectares de área construída.

 

Novo Parque Meio do Mundo | Foto: Jesiel Braga/PMM

Obra também está localizada na zona Sul da capital | Foto: Jesiel Braga/PMM

 

O espaço contará com áreas de convivência e um bosque central com árvores frutíferas, como jambeiro, cajueiro, mangueira e cupuaçuzeiro para atrair a população e os pássaros. A área verde terá árvores nativas da região amazônica, que servirão como pontos de sombreamento.

O Parque Meio do Mundo abrigará, ainda, parque infantil, anfiteatro, copa, estacionamento, academia, estação saúde, setor administrativo, quiosques, entre outros lugares. O investimento total é de R$ 22.601.009,26, oriundos do Tesouro Municipal.

 

Local possui 58 mil metros quadrados e terá 20 mil metros de área verde | Foto: Jesiel Braga/PMM

 

Trapiche Eliezer Levy

Local possui uma área existente de 3.296,77 metros quadrados, mais construção de 2.253,51 metros quadrados de área ampliada, o que totaliza 5.550,28 m².

O investimento é fruto de Emenda Parlamentar do senador Davi Alcolumbre (União Brasil), mais contrapartida do Tesouro Municipal. A arquitetura foi planejada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e inspirada nos baluartes da Fortaleza de São José de Macapá, que proporcionarão aos visitantes uma observação do majestoso Rio Amazonas, em quatro pontos diferentes.

 

Projeto arquitetônico da Trapiche | Arte: Arquivo/PMM

Está em reforma uma área existente de 3.296,77 metros quadrados, mais construção de 2.253,51 metros quadrados de área ampliada | Foto: Jesiel Braga/PMM

 

A revitalização do ponto turístico mais conhecido da capital contemplará uma área de atendimento ao público; deck em madeira; galeria de artes, com lanchonete, espaço para exposição de arte, área administrativa, depósitos e banheiros; e restaurante, com área de atendimento e de consumo, área de staff (para funcionários), banheiros internos, externos e acessíveis.

“Todas as obras são executadas pela Semob e têm objetivo de incentivar o turismo local, bem como proporcionar ao público mais opções de espaços de lazer e entretenimento”, complementa o secretário Municipal de Obras, Cássio Cruz.

Por Luiz Felype Santos / Foto: Jesiel Braga/PMM