Governador Clécio Luís em remada pela APA do Rio Curiaú
Campanha 'Um Dia no Parque' proporcionou conexão com a natureza em ações ecológicas em APA’S de Macapá.

Por Fabiana Figueiredo
Com canoas, pranchas de stand-up paddle e caiaques, acompanhados de respeito à natureza e admiração pela beleza do Amapá, a remada institucional do Governo do Estado marcou o encerramento da 2ª edição da campanha “Um Dia No Parque” em Macapá, no sábado, 16. Experiente no passeio pelo Rio Curiaú, o governador Clécio Luís lembrou que programações como esta evidenciam a importância de áreas preservadas.
Governador do Amapá, Clécio Luís, durante remada institucional do Um Dia No Parque”
Foto: Pablo Rocha/Agência Grito
“Nós queremos manter o Amapá com as marcas de estado mais preservado e protegido do Brasil, com suas florestas naturais, como é o caso do Curiaú e da Fazendinha. Queremos que as pessoas usem com racionalidade, ética e de forma sustentável esses espaços. O Curiaú, por exemplo, é uma área protegida que permite seu uso para turismo, atividades culturais e esportivas, para pesquisa e lazer, como é o caso dessa remada”, afirmou Clécio Luís.
O governador, acompanhado da primeira-dama Priscilla Flores, do vice-governador Teles Júnior e demais participantes, remaram pela Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Curiaú, saindo do deck panorâmico do balneário, e contemplaram a natureza intacta e a beleza do pôr do sol visto da região.
O “Um Dia No Parque” é uma campanha nacional que chegou este ano à 8ª edição. Em tempos de mudanças climáticas, o evento reforça o papel das Unidades de Conservação como espaços de promoção da cultura, da educação ambiental, do lazer saudável e da economia solidária, além de fomentar o sentimento de pertencimento e de responsabilidade coletiva na conservação da biodiversidade e dos modos de vida tradicionais.
No Amapá, a campanha é coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e levou visitantes para atividades nas APAs da Fazendinha e do Curiaú na sexta-feira, 15, e no sábado. Na Fazendinha, foi realizado percurso pela Trilha Ecológica da Cutia, às margens do Rio Amazonas.
Momento também contou com atividades nas APAs da Fazendinha e do Curiaú
Foto: Márcia do Carmo/GEA
A programação contou ainda com apresentações artísticas de DJ, poesia e grupos de marabaixo, o Educashow Sema e a Feira da Biodiversidade com empreendedores da APA do Curiaú.
As APA’s do Rio Curiaú e da Fazendinha são duas das 21 Unidades de Conservação do Amapá. Esses espaços são protegidos por lei e desempenham um papel fundamental na preservação dos recursos naturais, na promoção da pesquisa científica, na recreação, no lazer e na educação ambiental.