Governo do Amapá arrecada 100 toneladas em donativos e segue com campanha em apoio ao Rio Grande do Sul
Agora, doações se concentram em produtos de higiene pessoal, limpeza, alimentos e ração para animais. Águas e roupas já ultrapassaram as metas.
O Amapá News | 21/05/2024
Agora, doações se concentram em produtos de higiene pessoal, limpeza, alimentos e ração para animais. Águas e roupas já ultrapassaram as metas.
O Governo do Amapá segue com a campanha solidária em apoio às vítimas das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. Desde o início do mês, a iniciativa coordenada pelo Comitê de Respostas Rápidas do Estado já arrecadou mais de 100 toneladas em donativos, com destaque para doações de água e roupas, que ultrapassaram as metas e garantiram o abastecimento de todos os abrigos.
Agora, as atividades se concentram na arrecadação de produtos de higiene pessoal, kit de limpeza, alimentos e ração para animais. De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Amapá, coronel Alexandre Veríssimo, a campanha é direcionada conforme as necessidades repassadas pelas autoridades do Sul do País.
“Recebemos a orientação do Governo do Rio Grande do Sul de que nesse momento as pessoas estão necessitando de outros itens como higiene pessoal, limpeza, leite, alimentos e ração e financeira através do pix oficial da campanha. Então a partir de agora aceitaremos esses outros tipos de doações, pois água e roupas já ultrapassaram as metas”, relata o comandante. A secretária de Estado de Assuntos da Transposição e coordenadora do eixo cidadania, Anne Marques, afirma que a campanha foi abraçada pela população. A gestora destaca a quantidade de donativos que foram arrecadadas em apenas duas semanas e reforça o trabalho de voluntários e militares ao organizar e etiquetar as peças de roupa por tamanho, tipo, sexo e idades.
“Temos esse diferencial na organização, para facilitar na distribuição desses produtos. Neste momento estamos nas tratativas para enviar todos esses donativos, nós estamos enfrentando dificuldades logísticas, tanto o nosso envio, quanto o recebimento lá no Rio Grande do Sul, mas estamos trabalhando para que a situação seja resolvida o quanto antes”, destacou a gestora. Anne também reforçou que a ajuda financeira neste momento é primordial, pois os recursos serão utilizados para reconstruir as cidades afetadas pelas inundações.
“As doações financeiras servirão para construir casas, órgãos públicos entre outros bens materiais e impulsionar para que essas pessoas possam ter a sua vida retomada novamente. Então, essa segunda fase é incentivar a doação financeira através do PIX oficial do Rio Grande do Sul e continuar com a arrecadação desses donativos mais direcionado para a real necessidade dos nossos irmãos que estão lá precisando do nosso apoio”, enfatizou Anne. A iniciativa conta com parceiros que disponibilizarão suas sedes como locais para coleta de doações: Ministério Público do Estado, Assembleia Legislativa do Amapá, Tribunal de Justiça do Amapá, Tribunal de Contas do Estado, Central Única das Favelas, Defensoria Pública do Estado, e quartéis do Corpo de Bombeiros.
Confira os postos de arrecadação:
Ministério Público do Amapá, nos prédios da Avenida Fab, do complexo Araxá e da Zona Norte
Ginásio Avertino Ramos, na rua Cândido Mendes, nº 20, bairro Central
Vice-Governadoria, na Avenida Mendonça Furtado, nº 2278, bairro Santa Rita
Tribunal de Contas do Estado, na Avenida Fab
Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, na Avenida Fab, s/n, bairro Central
Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, na Avenida Fab, nº 1295, bairro Central
Juizado da Zona Norte, no bairro Infraero, e da Zona Sul, no bairro Novo Buritizal
Defensoria Pública do Amapá, na rua Eliezer Levy, nº 1157, bairro Central
Prefeituras municipais
Sebrae, na Avenida Ernestino Borges, nº 740, bairro Central
Central Única das Favelas Amapá, na Rua São José, nº 1500, bairro Central
Polícia Militar do Estado do Amapá, no 1º Batalhão da Zona Sul e Batalhão da Zona Norte, em Macapá
Corpo de Bombeiros, na Avenida Santana, nº 1815, bairro Central, no município de Santana
Quartel do Corpo de Bombeiros da Zona Oeste, rua Nove, nº 276, bairro Marabaixo
SOS Rio Grande do Sul
Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, o Governo do Rio Grande Sul reativou o canal de doações "SOS Rio Grande do Sul". Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul.