• Edição do Dia
Publicidade I
Porto Grande

Governo do Amapá concluiu primeira etapa do Hospital Regional de Porto Grande

Unidade já tem estrutura para atender casos ambulatoriais e de emergências. Segunda fase da obra já teve início.

O Amapá News | 29/12/2022

Governo do Amapá concluiu primeira etapa do Hospital Regional de Porto Grande

O Governo do Amapá já concluiu a primeira etapa do Hospital Regional de Porto Grande, com estrutura básica para oferecer atendimentos ambulatoriais e de emergência para, aproximadamente, 64 mil moradores do centro-oeste do estado, que também inclui as cidades de Ferreira Gomes, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e arredores.

O governador, Waldez Góes, inspecionou a unidade nesta quarta-feira, 28.

“Esse hospital será responsável em regular toda a assistência em saúde da região centro-oeste e também da região norte do estado, até que o hospital do município de Amapá fique pronto. É mais uma obra estruturante da saúde e que logo estará disponível para a população”, afirmou o governador.

Segunda etapa

A segunda fase das obras do hospital consistem no aparelhamento De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Juan Mendes, 90% do mobiliário do hospital já está disponível para aparelhar o hospital e até fevereiro deverá ser lançado o edital para contratação da Organização Social da Saúde que fará a gestão do ambiente, como nos moldes das Unidades de Pronto Atendimento, na capital.

O Hospital terá um centro de Parto Normal (CPN), com três leitos de pré-parto, parto e pós-parto, banco de leite e área de apoio. O hospital também contará com 81 novos leitos clínicos e intensivos, entre adultos, infantis, juvenis, neonatais, de alojamento conjunto e de internações cirúrgicas, pediátricas, para lactantes e para adolescentes, além de 2 quartos de isolamento.

O espaço terá apoio ao diagnóstico e terapia, por meio dos serviços de tomografia, ultrassonografia, endoscopia, eletrocardiograma, eletroencefalograma e laboratório de análises clínicas. Também terá um heliponto, para agilizar o transporte de pacientes via aérea.

“O próximo governo vai receber uma estrutura física pronta para funcionamento, com sistema de tratamento de esgoto próprio e que integra toda uma rede de investimento na saúde”, explicou o secretário de Infraestrutura, Alcir Matos.

Acompanhado de lideranças e vereadores, o prefeito de Porto Grande, José Maria Bessa, reconheceu o trabalho e atenção do governo para o município.

“É uma obra que aguardamos e que trará muitos benefícios, principalmente no atendimento à população não só de Porto Grande, mas de toda essa região”, disse o gestor.

Por: Anne Santos/ Foto: Maksuel Martins