Governo entrega ultrafreezer para rede de frios de Tartarugalzinho
Equipamento permite que vacinas sejam mantidos em temperaturas abaixo de 70°
Nesta terça-feira, 29, o Governo do Estado entregou um ultrafreezer para estruturação e adequação da rede de frios do município de Tartarugalzinho.
O equipamento conta com capacidade de até 400 litros e ajudará no armazenamento de imunizantes dentro da temperatura adequada, permitindo ampliação da capacidade de atendimento do município.
A entrega aconteceu durante cerimônia na Unidade Básica de Saúde José Meireles com a presença do superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá, Dorinaldo Malafaia.
"Isso vai garantir maior capacidade de condicionar e vacinar, principalmente porque nos próximos meses estaremos com mais projetos de ampliação da vacinação em todo o Amapá, por isso que o Governo do Estado, neste momento, está investindo nessa estruturação dos municípios mais distantes", explicou o superintendente.
O equipamento é parte de um investimento em tecnologia de alta qualidade feito pelo Governo do Estado para armazenamento de vacinas em temperaturas negativas, abaixo de 70° graus, como o caso da vacina Pfizer ou Janssen, contra a covid-19. Já foram entregues equipamentos aos municípios de Laranjal do Jari e Macapá, além da rede estadual de Imunobiológicos. Outras entregas estão previstas para Oiapoque e Santana.
"Esse é um grande benefício que vai ajudar muito na nossa vacinação, teremos capacidade de atender com todo tipo de vacina não somente Tartarugalzinho, como regiões próximas”, disse o prefeito do município, Bruno Mineiro.
"A partir do recebimento desse ultrafreezer, daqui a alguns dias teremos uma central de Imunobiológicos junto com outros equipamentos que estão chegando, isso vai atender nossa necessidade e evitar que precisemos nos deslocar para Macapá para buscar doses de vacina", explicou a secretária de Saude do município, Liliane Abreu.
Estiveram presentes na cerimônia de entrega o presidente da Câmara Municipal de Tartarugalzinho, Felipe Rezende, e profissionais de saúde da Unidade Básica José Meireles.
Por: Rafaela Bittencourt /Foto: Ascom SVS