Governo inaugura Centro de Referência em Autismo, em Santana
Espaço ofertará a 350 estudantes autistas atendimento educacional especializado e clínicos
Espaço ofertará a 350 estudantes autistas atendimento educacional especializado e clínicos
O Governo do Amapá inaugurou na tarde desta quarta-feira, 25, o Centro de Referência em Autismo - Mundo Azul, em Santana. Foram investidos mais de R$720 mil nas obras do prédio. O espaço vai atender, inicialmente, 250 estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e em agosto, mais 100 alunos, no total de 350 estudantes autistas no primeiro ano de inauguração, com atendimentos educacionais e clínicos.
A conselheira do Tribunal de Contas do Estado Marília Góes esteve presente na inauguração do Centro. Enquanto deputada estadual, ela trabalhou na implantação de leis voltadas para pessoas com autismo e teve a iniciativa de propor a implantação do Mundo Azul, a partir de escuta pública que ouviu às necessidades da comunidade autista de Santana, através da Associação Santanense de Pais e Amigos dos Autistas (Assande). O prefeito, Bala Rocha, também participou da entrega.
O evento reuniu autoridades, servidores do Centro Mundo Azul, comunidade autista e a Associação Santanense de Pais e Amigos dos Autistas (ASSANDE). O governador Waldez Góes enfatizou que o Mundo Azul era um sonho e agora será uma política pública que vai honrar a população santanense.
“A partir de amanhã este centro já estará funcionando em pleno vapor. Todos os servidores são capacitados e irão acolher as famílias santanenses, pois o Centro Mundo Azul é um espaço de acolhimento, amor e cuidado”, destacou Góes, acrescentando ainda que já estão autorizadas instalações futuras, como a cobertura da quadra para a atividade física dos alunos.
Mãe de um garoto de sete anos diagnosticado com autismo e de uma menina de quatro anos em investigação de TEA, a jovem Natasha Dias discursou que o Mundo Azul não só vai facilitar o deslocamento da família, que antes tinha que ir até Macapá para conseguir atendimento, como também vai amenizar a preocupação de realmente saber que vai receber o serviço.
“Quando eu matriculei meu filho, uma emoção tomou conta de mim, pois só o deslocamento para Macapá era horrível, muito barulho no transporte e, devido a hipersensibilidade, incomodava muito ele. Agora ele terá acesso a toda uma equipe de profissionais aqui em Santana”, disse Natasha.
A secretária de Estado da Educação, Neurizete Nascimento, frisou que a entrega do Mundo Azul é feita por muitas mãos e pensada por várias pessoas e instituições.
“Não é apenas a entrega de um prédio, e sim de um serviço, com atendimento educacional especializado para TEA e atendimentos clínicos. Estamos aqui para cuidar”, finalizou.
Por: Caroline Mesquita / Foto: Vandy Ribeiro/Seed e Albenir Sousa/Secom