• Edição do Dia
Publicidade I
Macapá

Luau da Cidade abre programação cultural do Festival Macapá Verão no balneário de Fazendinha

O Amapá News | 03/07/2025

Luau da Cidade abre programação cultural do Festival Macapá Verão no balneário de Fazendinha Artistas locais se apresentaram nesta quarta-feira (2), com plateia animada, cantando junto, sob a luz da lua e a brisa do rio mais belo

A programação cultural do maior Festival Macapá Verão de todos os tempos já começou — e da melhor forma possível! O tradicional Luau da Cidade lotou a orla do balneário de Fazendinha, zona sul da capital, na noite desta quarta-feira (2), com as atrações locais de DJ Nildo Boy, Nivito Guedes, Zé Miguel e Cleverson Baía.

A lua em fase crescente emprestou charme e brilho à noite, dando o tom perfeito para as canções apresentadas e cantadas em coro pelo público.

DJ Nildo Boy deu início à festa com aquelas músicas marcantes que, quando tocam, ninguém fica parado.

A professora aposentada Antônia Araújo, de 63 anos, e a amiga Socorro Torres, de 43 anos, moradoras de Fazendinha, contaram que, alguns anos atrás, não podiam curtir o Luau porque trabalhavam nos restaurantes durante o evento.

Antônia Araújo (à direita) e a amiga Socorro Torres | Foto: Jesiel Braga / PMM

“Na época, a gente via as apresentações artísticas do Luau pela televisão, quando era transmitido, porque não podíamos sair para prestigiar, por conta do trabalho. Agora que parei de trabalhar, não perco uma festa”, disse Antônia, com a alegria de quem pode fazer o que bem quiser.

“Chegamos cedo, com nossas cadeiras de praia, pois somos dessas! E viemos para curtir todos os artistas que vão se apresentar, porque vão cantar as músicas do nosso povo amapaense”, completou a amiga, Socorro Torres.

O cantor Nivito Guedes foi o segundo a subir ao palco, trazendo suas canções conhecidas, como “Tô em Macapá”, e outras inéditas que estão em processo de gravação. Com o carisma de sempre, fez o público cantar e dançar, embalado pelo ritmo da MPA.

Nivito Guedes e Zé Miguel | Foto: Jesiel Braga /PMM

Da mesma forma, Zé Miguel emocionou o público ao cantar Pérola Azulada, uma ode ao planeta Terra, em especial à Amazônia. Durante o show, Zé homenageou a jovem Luísa Gonçalves, que completou 19 anos neste dia 2 de julho, e foi ao encontro do músico no palco, onde recebeu um bolo e felicitações de aniversário. Luísa é acadêmica do curso de História da Unifap e muito fã do cantor desde muito pequena.

Para Caetano Bentes, diretor-presidente da FUMCULT, além de promover entretenimento, valorizar a cultura e incentivar a interação social, o Macapá Verão fomenta a economia local e oportuniza renda extra aos empreendedores que participam dos eventos.

Caetano Bentes, diretor-presidente da FUMCULT | Foto: Jesiel Braga /PMM

Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, falando com o público do Luau | Foto: Jesiel Braga /PMM

“É comprovado que eventos como esse trazem um grande retorno para a sociedade, porque há uma relação de emprego e renda, além de outros benefícios. Os estabelecimentos comerciais são contemplados com o aumento nas vendas, a cidade recebe turistas, as pessoas se divertem, é uma corrente sucessiva de coisas boas”, destacou o diretor-presidente.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, acompanhou o início do evento, falou com os empreendedores e cumprimentou o público. Para ele, a iniciativa tem por objetivo valorizar a arte e a cultura da cidade, reunindo artistas, empreendedores e o público em um ambiente de celebração e lazer.

Luísa Gonçalves, aniversariante homenageada | Foto: Jesiel Braga /PMM

Graça Rosa (73 anos), fã de Zé Miguel, entre parentes e amigas | Foto: Jesiel Braga /PMM

O Luau da Cidade é realizado pela Prefeitura de Macapá e acontecerá todas as quartas-feiras do mês de julho. O projeto conta com as parcerias das secretarias municipais de Saúde (SEMSA), de Habitação e Ordenamento Urbano (SEMHOU), do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEMTRADI), Zeladoria Urbana (SEMZUR), Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur), Guarda Municipal e Bombeiro Civil.

Cleverson Baía fechou a noite com suas canções autorais, deixando no público, aquela vontade de voltar na próxima quarta-feira, para vivenciar mais momentos como estes, à beira do rio Amazonas, sob o luar mais lindo do norte do Brasil.

Por Mary Paes/ Fotos por Jesiel Braga/PMM



Publicidade