Prefeitura de Macapá entrega kits para bebês a mulheres atendidas pelo Cram
Nesta segunda-feira (24), a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDH), promoveu a entrega de kits para bebês às mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) da zona norte e zona sul.
25 kits foram distribuídos para as gestantes acompanhadas pelo Centro. O benefício é fruto de emenda parlamentar no valor de 19,1 milhões, alocados pelo deputado Acácio Favacho, Luiz Carlos e senador Randolfe Rodrigues. R$ 531.750,00 do montante é utilizado para a aquisição dos kits.
Segundo a titular da Semas, Patrícia Ferraz, a parceria entre as pastas é de extrema importância para o mapeamento e identificação das mulheres atendidas pelo Cram que correspondem ao perfil para receber o kit para bebês.
“Nossa parceria com o Cram será a primeira de muitas, pois através dele a Semas pode chegar a prováveis beneficiárias do kit, esse foi nosso maior objetivo neste mês das mães. Alcançamos muitas gestantes por meio das ações nos Cras, Cram e no atendimento em domicílio”, explica a secretária.
O papel do Cram
O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) é um dispositivo que presta acolhimento humanizado às mulheres em situação de violência, por meio de atendimentos psicológico e social, além da orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência.
“É muito importante essa parceria, porque o benefício chega a essa mulher que está precisando tanto do acolhimento do Cram quanto do apoio socioassistencial. Muitas gestantes nos procuram desamparadas e devemos acolhê-las e prestar todo o apoio possível”, pontua Simone Ferreira, coordenadora-geral de Políticas para as Mulheres.
Josiany Dias, de 26 anos, está grávida de oito meses. De acordo com a dona de casa, a palestra sobre os desafios da maternidade foi um importante momento em que cada uma expôs suas expectativas para a criação do filho.
“Estamos gratas não só pelo recebimento do kit, mas também pelos momentos de reflexões sobre a maternidade. Isso nos ajuda a compreender melhor o nosso papel enquanto mulheres e mães”, disse a gestante.
Para receber o kit para bebês a mãe deve estar no oitavo mês de gestação ou com recém-nascido de até um mês de idade, além de visitar o Cras de abrangência do seu bairro para receber o acolhimento.
Vithória Barreto
Secretaria Municipal de Assistência Social