• Edição do Dia
Publicidade I
Macapá

Prefeitura de Macapá lança programa “Em Um Piscar de Olhos”, que atenderá mais de 8 mil alunos da rede municipal

O Amapá News | 24/11/2025

Prefeitura de Macapá lança programa “Em Um Piscar de Olhos”, que atenderá mais de 8 mil alunos da rede municipal Iniciativa levará atendimento oftalmológico gratuito, moderno e descentralizado para os estudantes da rede municipal/ Foto: Jesiel Braga /PMM

Por Mary Paes

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, assinou na manhã desta segunda-feira (24), no auditório do Palácio Laurindo Banha, o Termo de Cooperação do programa de saúde ocular “Em Um Piscar de Olhos”, iniciativa que levará atendimento oftalmológico gratuito, moderno e descentralizado para mais de 8 mil estudantes de 14 escolas municipais das Zonas Norte e Sul da capital. O projeto reforça a política do município de assegurar que nenhum aluno tenha seu processo de aprendizagem prejudicado por dificuldades de visão.

O programa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Macapá, por meio das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e Educação (Semed), e a empresa Desponta Brasil, com investimento garantido pelo senador Lucas Barreto.

Prefeito de Macapá, Dr. Furlan e senador Lucas Barreto | Foto: Jesiel Braga /PMM

Durante o lançamento, o prefeito Dr. Furlan destacou a relevância da iniciativa para o desempenho escolar dos alunos.

“A Prefeitura de Macapá tem realizado investimentos consistentes na educação — desde a melhoria da infraestrutura física até o fortalecimento do nosso referencial curricular e a valorização dos profissionais. Este programa chega para ampliar ainda mais esses avanços, contribuindo diretamente para a qualidade do aprendizado de nossas crianças. É um investimento na saúde e no desenvolvimento dos nossos estudantes, que certamente fará diferença ao longo de toda a vida”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Erica Aymoré, ressaltou o impacto positivo da cooperação entre as pastas da Educação e Saúde.

Secretária municipal de Saúde, Dra. Erica Aymoré e o secretário de educação do município, Marcos Pantoja | Foto: Jesiel Braga /PMM

“Essa parceria tem se mostrado extremamente positiva ao longo dos anos. Trabalhando juntos, temos alcançado resultados importantes, como o Selo UNICEF, cuja renovação já está em andamento. Com o cuidado, o compromisso da prefeitura e o empenho de todas as secretarias envolvidas, temos certeza de que conquistaremos resultados ainda melhores para a educação e a saúde das nossas crianças”, evidenciou.

O secretário Marcos Pantoja, da Educação do município, também falou sobre a importância do projeto. “Para nós, da Secretaria Municipal de Educação, este programa representa um avanço fundamental no cuidado integral com nossos estudantes. Sabemos que dificuldades de visão impactam diretamente o processo de aprendizagem, e garantir que cada criança tenha acesso à avaliação e ao tratamento adequado é uma forma de assegurar equidade no ambiente escolar”, pontuou.

Também participaram da assinatura do termo representantes da gestão municipal, entre eles: Dra. Erica Aymoré (Semsa), Dra. Rayssa Furlan (SMMPP), Marcos Pantoja (Semed), diretores escolares, o senador Lucas Barreto e o coordenador do Instituto Desponta Brasil, Pedro Soares.

Tecnologia, prevenção e impacto direto na aprendizagem

O coordenador-chefe do Instituto Desponta Brasil, Pedro Soares, enfatizou o caráter transformador do programa.

Pedro Soares, coordenador-chefe do Instituto Desponta Brasil | Foto: Jesiel Braga /PMM

“É uma satisfação retornar a Macapá para iniciar esta parceria. O projeto tem como objetivo identificar, de forma precoce, alterações de refração ocular e garantir o tratamento adequado às crianças que apresentarem necessidade. É um trabalho que pode transformar a experiência escolar e a qualidade de vida desses estudantes”, enfatizou.

A expectativa do programa também se reflete entre os próprios alunos. Rebeca Carvalho, de 9 anos, estudante do 3º ano da Escola Municipal Professora Neusona, celebrou a oportunidade de realizar o exame.

“Estou muito feliz em poder passar por esse procedimento e saber como está a minha visão. Isso é importante porque, se você não enxerga bem, não tem como melhorar os seus estudos”, disse.

Estudante Rebeca Carvalho, da EMEF Neusona | Foto: Jesiel Braga /PMM

Funcionamento do programa

A ação inicia nesta segunda-feira (24) com uma semana de triagens diretamente nas escolas, utilizando um alto refrator portátil — equipamento capaz de avaliar a visão a 1 metro de distância, sem dilatação da pupila e sem contato físico. A tecnologia proporciona mais conforto às crianças, reduz o tempo de atendimento e aumenta a precisão dos diagnósticos.

Durante as triagens, serão identificadas seis condições de refração que impactam o desempenho escolar:

– miopia

– hipermetropia

– astigmatismo

– estrabismo

– anisometropia

– anisocoria

Etapas do Programa “Em Um Piscar de Olhos”

1ª etapa – Triagens nas escolas

Equipes especializadas visitam as 14 escolas selecionadas durante o horário de aula, avaliando todos os estudantes.

2ª etapa – Mutirão de consultas

Os alunos que apresentarem necessidade serão atendidos por oftalmologistas no dia 6 de dezembro, em dois polos — um na Zona Norte e outro na zona Sul. No mesmo local, escolherão a armação dos óculos.

3ª etapa – Entrega dos óculos

Após a confecção, a SEMSA realiza a entrega dos óculos personalizados para cada estudante.

Escolas Municipais atendidas

Vera Lúcia Pinon, José Leoves, Acaituba, Eliana Flexa, Lúcia Neves Deniur, Maria Celes Coutinho, Bigu, Elita Nunes, Raimundo Oliveira Alencar, Roraima, Antônio Barbosa, Wilson Malcher, Professora Neusona e Maria José Ferreira.

Integrando educação e saúde, o programa “Em Um Piscar de Olhos” contribui para reduzir filas, acelerar diagnósticos oftalmológicos e aproximar o atendimento especializado das comunidades escolares, garantindo mais inclusão e melhores condições de aprendizagem para milhares de crianças.