Prefeitura de Macapá realiza ação em alusão ao Dia Nacional Pró-Saúde da População Negra
O Amapá News | 30/10/2025
UBS Hilda Iléa leva atendimentos de saúde e bem-estar à comunidade quilombola do Curiaú/ Foto: Jesiel Braga/PMM
Por Sarah Lopes
Em alusão ao Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, celebrado em 27 de outubro, a Prefeitura de Macapá promoveu nesta quinta-feira (30) uma ação de cuidado e bem-estar na Unidade Básica de Saúde (UBS) Hilda Iléa Sant’Anna Ramos, localizada na comunidade quilombola do Curiaú.
A iniciativa levou atendimentos médicos, coleta de PCCU, vacinação, testes rápidos, acompanhamento nutricional e sessões de fisioterapia, além de atividades voltadas à autoestima, como o trabalho de trancistas, oficina de turbantes e uma palestra sobre o Outubro Rosa.
A moradora Ana Paula Guimarães, de 41 anos, servente hospitalar, aproveitou a ação para dar início ao processo de laqueadura e atualizar seus cuidados com a saúde feminina.
Ana Paula participou da ação | Foto: Jesiel Braga/PMM
“É muito importante que ações como essa cheguem à população do Curiaú. Ficamos felizes em ver os serviços públicos alcançando e valorizando a saúde da população negra”, destacou.
O Dia Nacional Pró-Saúde da População Negra simboliza o compromisso do Sistema Único de Saúde (SUS) e da sociedade em combater o racismo, reduzir iniquidades e promover o cuidado integral, reconhecendo as especificidades, saberes e direitos desse grupo.
A diretora da unidade, Celeste da Silva, reforçou o papel fundamental da atenção básica na promoção da saúde e no fortalecimento do vínculo com a comunidade.
Diretora da UBS, Celeste Silva | Foto: Jesiel Braga/PMM
“Nosso objetivo é garantir o cuidado integral da população. A UBS tem a missão de promover a prevenção e a saúde, e é isso que estamos colocando em prática aqui no Curiaú”, afirmou.
Totalmente reformada e ampliada, a UBS Hilda Iléia Sant’Anna Ramos é uma das 34 obras entregues pela atual gestão, oferecendo infraestrutura adequada, atendimento humanizado e respeito à identidade cultural da comunidade, com foco na inclusão e equidade nas políticas públicas.