• Edição do Dia
Publicidade I
Macapá

Projeto inicia diagnóstico da saúde básica de Macapá

O Amapá News | 31/01/2023

Projeto inicia diagnóstico da saúde básica de Macapá

A saúde pública de Macapá será mapeada pelo Projeto Saúde é da Conta de Todos, uma iniciativa do Tribunal de Contas do Amapá que tem o objetivo de contribuir com a qualidade dos serviços da atenção primária, avaliando o nível de resolutividade dos serviços prestados nas unidades básicas de saúde.

Na segunda-feira (30/01/2023), o projeto foi apresentado à gerência da Secretaria Municipal de Saúde de Macapá. A primeira etapa compreende visitas nas UBS’s de sete bairros.

A coleta de informações se dá por meio das visitas nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios, onde serão avaliadas a forma de funcionamento, atendimento, condições de trabalho, equipamentos, instalações e infraestrutura das unidades de saúde. 

Após a coleta e análise das informações, serão elaboradas propostas de recomendações que irão contribuir com a melhoria da qualidade dos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS).

O piloto do projeto aconteceu no município de Amapá, nos dias 07 a 12 de novembro de 2022. Foram visitadas cinco unidades de saúde do município: Unidade Básica de Saúde Neucira Almeida Oliveira, Unidade Básica de Saúde Piquiá, Posto de Saúde Cruzeiro, Posto de Saúde Calafate, Posto de Saúde Base Aérea.

O conselheiro Paulo Martins, coordenador do projeto, explicou que a ideia surgiu em razão da importância da Atenção Primária à Saúde, que é a porta de entrada preferencial ao sistema de saúde, além de ser o centro de comunicação de toda a Rede de Atenção do Sistema Único de Saúde.

Além disso, os serviços da Atenção Primária à Saúde são de responsabilidade dos municípios, que muitas vezes enfrentam dificuldades para o financiamento e manutenção dos serviços de saúde de sua competência.

“Por isso, é de extrema importância que o TCE realize trabalhos que possam contribuir com a melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados à população”, ressaltou o presidente, conselheiro Michel Houat Harb.

A auditora Alice Abnader, que faz parte do projeto, adiantou que a partir do mês de março as equipes iniciarão as visitas nas unidades de saúde dos municípios, começando por Porto Grande e Ferreira Gomes.

Da redação: Janderson Carlos Nogueira Cantanhede | Comunicação



Publicidade