Retrospectiva 2023: Governo do Amapá investe mais de R$ 17 milhões em equipamentos de imagem para aprimorar diagnósticos
São aparelhos de ultrassom, raio-x, tomógrafos e arcos cirúrgicos para unidades de saúde da rede estadual.

São aparelhos de ultrassom, raio-x, tomógrafos e arcos cirúrgicos para unidades de saúde da rede estadual.
Para aprimorar a rede de diagnósticos do Estado de várias doenças e levar prevenção à população, o Governo do Amapá iniciou em 2023 a entrega de 42 novos aparelhos de imagem para 11 municípios. O objetivo é modernizar e ampliar a capacidade de exames na rede hospitalar. O investimento é de R$ 17 milhões.
A entrega acontece de acordo com a necessidade de cada unidade hospitalar e segue um cronograma de instalação, testes de funcionamento e treinamento das equipes responsáveis pelo manuseio dos equipamentos. Apenas o município de Amapá aguarda pela entrega e instalação do aparelho.
"Nós estamos investindo em um serviço mais informatizado e moderno. Isso resulta em um diagnóstico mais preciso e impacta diretamente no tratamento dos nossos pacientes. As entregas ainda continuam e vamos seguir ampliando os serviços de saúde do nosso estado", pontua a secretária de Estado da Saúde, Silvana Vedovelli.
Entre os aparelhos, estão: raio-x fixo e móvel com braço articulado, arco cirúrgico, equipamento de sistema de radiologia computadorizada, aparelho de ecocardiografia, ultrassonografia com doppler, tomógrafo e equipamento de ressonância magnética. As unidades contempladas são:
Os equipamentos de imagem são essenciais para a rede hospitalar, pois são decisivos para o tratamento de diversas patologias. É a partir dos exames que os especialistas observam as estruturas internas do corpo, como tecidos, órgãos e ossos. Com isso, é possível identificar doenças, fraturas, tumores e células, possibilitando um diagnóstico preciso.
Macapá e Santana
Em Macapá, o governo iniciou as instalações pelos quatro hospitais estaduais da capital, que concentram as maiores demandas do estado. Em Santana, o Hospital Estadual recebeu um tomógrafo pela primeira vez e também foi contemplado com dois aparelhos de raio-x portáteis, que serão utilizados para as demandas dos pacientes internados na UTI e na unidade de Neonatologia do hospital.
Por: Paolla Gualberto/ Foto: Paolla Gualberto/Sesa