• Edição do Dia
Publicidade I
Brasil

Sebrae apoia internacionalização de startups do Amapá no Web Summit Lisboa 2025

O Amapá News | 05/11/2025

Sebrae apoia internacionalização de startups do Amapá no Web Summit Lisboa 2025 Missão leva empresas inovadoras do estado para conexão com investidores, tendências e mercados globais
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Maria Cândida Ferreira

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) coordena a participação de startups e negócios inovadores da bioeconomia amapaenses no ‘Web Summit Lisboa 2025’. Considerada a maior conferência de inovação e tecnologia da Europa, será realizada no período de 10 a 14 de novembro, em Portugal. A ação integra a estratégia de internacionalização do ecossistema de inovação do estado, ampliando oportunidades de negócios, conexões estratégicas e visibilidade para soluções desenvolvidas no estado.

De acordo com a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, a missão é um passo importante na consolidação do setor no estado. “As startups do Amapá estão evoluindo em soluções competitivas e com identidade própria. Estar no Web Summit significa colocar nossos empreendedores em diálogo direto com aceleradoras, investidores e mercados que podem potencializar seus resultados”, destacou a superintendente, Alcilene Cavalcante.

Liderança 

O encontro reúne líderes empresariais, investidores, startups e especialistas de cerca de 160 países para debater as últimas tendências e o futuro do setor. A conferência ocorre anualmente em Lisboa, Portugal, e oferece palestras, oportunidades de networking e workshops, além de promover o encontro de tomadores de decisão para discutir desafios tecnológicos. 

O Web Summit se expandiu globalmente e realiza a edição brasileira no Rio de Janeiro (RJ). A edição de abril deste ano, bateu recorde de público, com mais de 34 mil participantes. Esse sucesso garantiu a renovação do contrato para sediar o evento até 2030, e assim consolidar o Brasil como um polo de inovação na América Latina.

Experiência 

Entre as empresas que compõem a comitiva estão Bactolac; Tributei; Contabilidade Online; DP Innovation; Mangarataya; Ecopesticida; Projetos e Construções; DigitalGov; IAG Tecnologia e Unit Carbon, que atuam em segmentos como bioeconomia, gestão pública digital, engenharia, sustentabilidade e tecnologia aplicada ao agronegócio. 

Ao longo do evento, as startups participam de rodadas de negócios, exposição e encontros com representantes de hubs, além das agendas institucionais coordenadas pelo Polo Sebrae Startups, que servem como ponto central para conectar empresas, startups, investidores, mentores e profissionais de diversas áreas para colaboração, inovação e desenvolvimento de oportunidades de negócios -, e ecossistemas internacionais.

Internacionalização

Além da programação oficial do evento, a missão inclui visitas técnicas, participação em seminário de internacionalização e agenda articulada com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP Portugal Global) e o Sebrae Nacional. O objetivo é fortalecer a presença das startups do Amapá no cenário global.

Para o gerente da Unidade de Inovação do Sebrae (Uni), Bruno Castro, a missão foi planejada de forma estratégica para garantir retorno prático. “A proposta não é apenas participar do evento, mas construir caminhos reais para negócios, parcerias e expansão de mercado. A atividade foi desenhada para gerar oportunidade concreta lá fora e impacto aqui dentro”, destacou o gerente, Bruno Castro.

Realização 

A missão empresarial para o Web Summit Lisboa, é coordenada pela Unidade de Inovação do Sebrae (Uni), Bruno Castro e pela gestora dos projetos Startup Amapá e Inova Amazônia no Amapá, Josseli Pantoja; em parceria com a Apex Brasil e o Polo Sebrae Startups.



Publicidade