Telão instalado em Macapá conecta o povo daqui ao povo de lá para assistir ao desfile da Estação Primeira de Mangueira
O Amapá News | 16/02/2026
Iniciativa do Governo do Estado reuniu uma multidão na Praça da Bandeira para acompanhar, em tempo real, a homenagem feita pela escola de samba carioca ao Amapá e emocionou o público.
Por Volnei Oliveira/ Foto: Maksuel Martins
No do embalo do Carnaval do Povo, os amapaenses permaneceram na Praça da Bandeira, no Centro de Macapá, até quase o amanhecer desta segunda-feira de Carnaval, 16, para acompanhar, em tempo real, o desfile da Estação Primeira de Mangueira no telão de LED instalado pelo Governo do Amapá. Nem mesmo a chuva fez o público arredar o pé da praça.
A escola de samba carioca homenageou o Amapá com o enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – O Guardião da Amazônia Negra”. O samba-enredo representou um encontro simbólico entre a cultura tucuju e o samba carioca, projetando para o Brasil e o mundo a força da ancestralidade amazônica. O som da caixa de marabaixo ecoou no maior espetáculo popular do planeta.
Mestre Sacaca
O enredo destacou a figura de Mestre Sacaca, curandeiro e defensor dos povos da floresta, símbolo da união entre a medicina tradicional e a herança espiritual dos povos negros. A narrativa mergulhou na história afro-indígena do Norte do Brasil, celebrando a força das populações tradicionais e a importância do conhecimento ancestral na preservação da identidade cultural.
O público se entregou à festa e vibrou com cada momento do desfile da escola, cantando e comemorando junto Foto: Maksuel Martins
O público vibrou e se emocionou com a passagem da escola pela Marquês de Sapucaí. No meio da multidão estavam o governador Clécio Luís e o senador Davi Alcolumbre, que acompanharam o desfile na praça, em Macapá.
“O Amapá, o Rio de Janeiro e o Brasil pararam para ver a Estação Primeira de Mangueira passar no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Foi um espetáculo da nossa terra, apresentado com orgulho para o país e para o mundo, levando símbolos da nossa identidade amazônica, da nossa cultura e da força do nosso povo à maior vitrine do carnaval brasileiro, representados pelo grande mestre Sacaca, que simboliza a sabedoria, a ancestralidade e a relação profunda do nosso povo com a floresta”, destacou Clécio Luís.
O governador Clécio Luís e o senador Davi Alcolumbre permaneceram entre o público durante todo o desfile, acompanhando de perto a homenagem ao Amapá Foto: Maksuel Martins
Para os amapaenses, foi um privilégio e uma forte emoção ver o Amapá ser cantado na passarela do samba carioca, no Carnaval 2026.
“É muito emocionante ver esse carnaval, a Mangueira homenageando a nossa história, levando o nome do Amapá para o mundo. E ver o governador Clécio e o senador Davi acompanhando tudo entre nós é muito gratificante. Isso é muito representativo”, afirmou o colunista social Charles Pantoja.
O colunista Charles Pantoja Foto: Maksuel Martins
O técnico em refrigeração Jhonatan Lima não conteve a emoção e assistiu grande parte do desfile literalmente chorando.
“Eu conheci a Mangueira por meio da minha mãe. Fui até a quadra da escola e hoje estou aqui acompanhando esse espetáculo em homenagem ao nosso Amapá. Estou muito feliz e, de fato, emocionado”, declarou.
O técnico em refrigeração Jhonatan Lima (Camisa vermelha) Foto: Maksuel Martins
A iniciativa garantiu que torcedores e amantes do Carnaval vivenciassem toda a emoção da escola na avenida, reunindo famílias e amigos em um momento de celebração e valorização da cultura carnavalesca. Com isso, o Governo do Amapá reafirma seu compromisso com a valorização cultural, a preservação e a projeção nacional e internacional da cultura afro-amazônica.
O público amapaense lotou a praça e acompanhou, em tempo real, todo o desfile da Estação Primeira de Mangueira Foto: Maksuel Martins