Câmara Municipal aprova operação de crédito para a Prefeitura de Macapá no valor de R$ 100 milhões
Valor será investido em melhorias para Macapá, principalmente serviços de pavimentação em diversos bairros

Valor será investido em melhorias para Macapá, principalmente serviços de pavimentação em diversos bairros
Com a finalidade de avançar e melhorar os serviços de infraestrutura e mobilidade urbana da capital, a Prefeitura de Macapá conseguiu aprovação, por voto da maioria, durante sessão legislativa realizada na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (16), do projeto de lei complementar N°004/2023-PMM que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com Banco do Brasil no valor de 100 milhões de reais.
O recurso dará continuidade ao Plano de Mobilidade Urbana, destinado à infraestrutura e saneamento: pavimentação de vias com drenagens superficial e profunda, calçadas, sinalização, passarelas e outros, reforçando principalmente os serviços de mobilidade da cidade.
A capacidade de gerenciamento levaram a prefeitura a protagonizar um feito inédito no CAPAG (Capacidade de Pagamento) do Tesouro Nacional. A transparência de aplicação do recurso público foi avaliada e passou de nota C para A, garantindo condições mais vantajosas para obter crédito junto ao Governo Federal.
O chefe do executivo, prefeito Dr. Furlan, ressalta que o equilíbrio das contas municipais é fundamental para garantir operação de crédito destinado a obras estruturantes da capital.
“Com a aprovação da Câmera, a Prefeitura agora pode contrair uma operação de crédito de até 100 milhões. É de fundamental importância para expandirmos o Plano de Mobilidade Urbana de Macapá. Mostra que o dever de casa do equilíbrio das contas do município está sendo feito, detalhou.
Além disso, o recurso investido em obras de infraestrutura vai garantir, no próximo ano, a abertura de cerca de 1 mil empregos diretos e 5 mil indiretos, garantindo à Prefeitura posto de vetor de geração de empregos através de obras no setor de construção. Além de levar obras com pavimentação a bairros esquecidos da cidade, como já ocorre nesses dois anos de gestão.
O prefeito ainda explica que em relação à saúde financeira do município, o período de carência e o tempo de pagamento das parcelas deste empréstimo não afetam a capacidade econômica da Prefeitura, nem compromete o equilíbrio fiscal. Existe saúde financeira e capacidade de endividamento a longo prazo.
Com recurso, Prefeitura vai avançar nas frentes de trabalho de mobilidade urbana em vários bairros I Foto: Jesiel Braga/PMM
Em dois anos, mais de 114 quilômetros de vias já foram pavimentadas, em asfalto, bloquete e outras tecnologias I Foto: Secom/PMM
INVESTIMENTOS FEITOS EM DOIS ANOS PELA GESTÃO
Em pouco mais de 2 anos de gestão, o prefeito Dr. Furlan priorizou os serviços de urbanização. Foram mais de 117 quilômetros de vias já pavimentadas, em bloquete, Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), recapeamento e pavimentação com tratamento superficial duplo (TSD).
Além disso, a prefeitura já construiu mais de 12,8 mil metros de calçadas nos bairros Jardim Marco Zero, Santa Rita, Fazendinha, Coração, Renascer, Novo Horizonte, Trem, Zerão e Congós.
Passarelas foram 5.312,60 metros entregues em 2021, entre mistas, concreto e madeira. Em 2022 foram 59,6 km de passarelas entregues, sendo 51,8 km de madeira, 0,8 km de concreto e 6,9 km de mistas.
Com o suporte financeiro, o planejamento é avançar ainda mais, beneficiando mais bairros e moradores da capital.
Quanto a carência, taxa de juros e prazo de pagamento serão avaliados para conclusão e contratação.
Da redação: Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Comunicação Social/ Foto: Jesiel Braga / PMM