• Edição do Dia
Publicidade I
Macapá

Sessão Solene na Alap celebra 50 anos do Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari

O Amapá News | 20/06/2023

Sessão Solene na Alap celebra 50 anos do Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari

Em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Amapá na manhã desta segunda-feira,19, o Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari foi homenageado por ocasião da passagem de seus 50 anos de criação. A propositura, de autoria do deputado estadual Roberto Góes (União), também responsável pelo Projeto de Lei que transformou a antiga escola Cândido Portinari em Centro de educação, no ano de 2008, reuniu profissionais e alunos que construíram a história da instituição por onde passaram nomes expressivos da arte e cultura amapaenses.

Fundada em 20 de junho de 1973 pelo artista plástico Raimundo Braga de Almeida, o R.Peixe, o Centro tem contribuído, em décadas de existência, para difusão, aprimoramento e excelência técnica das artes visuais no estado. Para o autor do requerimento, o momento é um marco histórico da cultura estadual dada a relevância de se manterem vivas as artes e também por seu importante papel na formação de novos artistas. "É muito importante vivermos isso; convivo com vários artistas de renome nacional e internacional. São 50 anos de muita história que serão comemorados com a entrega, ainda esse ano, do novo prédio do Cândido Portinari, essa solenidade é de grande importância para mim, como parlamentar, para os profissionais que lá atuam e para toda a sociedade", afirmou Roberto Góes.

José Edivan Nunes Boiba, atual diretor do Centro falou sobre a emoção de receber a homenagem. "É uma grande felicidade para todos nós estarmos participando de um momento como esse em que se celebra cinco décadas do Centro que já formou e ainda formará tantos artistas de nossa região", pontuou ele. Felicidade compartilhada com o artista plástico Herivelto Maciel: "Foi, sem dúvida, uma iniciativa maravilhosa do deputado Roberto Góes, que sempre esteve voltado para a classe artística; uma reafirmação de que nós somos responsáveis pelo registro de nossa história através da arte que produzimos", ressaltou.

Durante a Sessão foram entregues moções de aplauso a diversas personalidades que fazem parte da trajetória do Centro: Ivan Amanajás, ex-professor da instituição e autor de diversas exposições no Amapá e no Brasil; Cristina Barbosa, pedagoga, representando os ex - diretores do Centro; Jamesson de Carvalho, licenciado em Artes Visuais representando os professores do Centro Portinari; José Edivan Boiba, atual diretor do Centro e Carla Marinho, ex-aluna e atual professora do Centro Portinari representando os atuais e ex-alunos da instituição.

In memorian receberam homenagens o artista plástico R.Peixe, fundador do Centro, representado por seu filho, Sidney de Souza; Grimualdo Barbosa, professor e escultor amapaense, representado pela filha, Liliane da Costa Barbosa e Gibran Santana, importante mestre e artista plástico, representado pelo senhor Wagner Ribeiro.

Atualmente, o Cândido Portinari oferece 7 cursos técnicos e 6 de qualificação profissional e atende uma média de 500 alunos ao ano. A perspectiva é de, após a entrega do novo prédio, ofertar o dobro de vagas.

Também participaram do evento a secretária de Educação do Estado, Sandra Casimiro; a sub-defensora pública geral do Amapá, Elena de Almeida Rocha; o coordenador de ação e difusão cultural da Secult, Eduardo Canto; o vereador Cláudio Góes (União); o coordenador de Ciências Humanas e Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - Campus Macapá, Ronne Franklin e o vice governador do Estado ,Teles Júnior.


Por Ruth Carrera/ FOTOS: Dircom/Alap

 



Publicidade